Conheça um pouco da história desse renomado bibliotecário
Rubens Borba de Moraes nasceu em Araraquara (SP), em 23 de janeiro de 1899. Estudou Biblioteconomia nos Estados Unidos. Ligou-se ao movimento modernista de São Paulo, tendo participado ativamente e· de forma notável da Semana de Arte Moderna de 1922.
De 1936 a 1942 dirigiu a Divisão de Bibliotecas do Departamento Municipal de Cultura de São Paulo, tendo promovido a reforma da Biblioteca Municipal e a construção de um edifício adequado à guarda das coleções que tinham aumentado de forma extraordinária.
Em 1940, fundou o pioneiro Curso de Biblioteconomia da Escola de Sociologia e Política de São Paulo, que dirigiu durante muitos anos e dele foi professor. Foi um dos fundadores da Associação dos Geógrafos Brasileiros, da Associação Paulista de Bibliotecários e da Sociedade Paulista de História.
Transferiu-se em 1944 para o Rio de Janeiro, onde organizou a Biblioteca do Ministério do Trabalho. Dirigiu a Biblioteca Nacional nos anos de 1945 a 1947. Em 1948, participou nos EUA da I Reunião dos Bibliotecários da América, sendo eleito para a Comissão Permanente que então se criou.
Em 1954, voltou a Nova Iorque, onde exerceu o cargo de diretor da Biblioteca da ONU até 1959, ano em que se aposentou.
Dirigiu, também, a Biblioteca Histórica Brasileira. Foi professor titular e, depois, professor emérito da Universidade de Brasília. Rubens Borba de Moraes faleceu em Bragança Paulista (SP) no ano de 1986.
Desde 1987, o CRB-1, confere a Medalha Rubens Borba de Moraes a profissionais de destaque. Em 2018, o CRB-1 um site contando a história deste importante Bibliotecário que impulsionou a Biblioteconomia a nível nacional e internacional.
No ano de 2025 o CRB-1 agraciará com a Medalha Rubens Borba de Moraes – Honra ao Mérito do Bibliotecário, profissionais que integram a nossa jurisdição.
Conheça a história desse renomado Bibliotecário em: http://crb1.org.br/mrb/
Conselho Regional de Biblioteconomia da 1ª Região