A Comissão de Fiscalização do CRB-1 (Cofis) informa as ações realizadas em 2024, disponibilizadas no Relatório Anual de Fiscalização.
O Conselho Regional de Biblioteconomia da 1ª Região – CRB-1, disponibiliza o Relatório Anual das Atividades de Fiscalização em 2024.
A Comissão de Fiscalização é responsável por coordenar, regular, orientar e supervisionar o processo fiscalizatório relativo ao exercício da profissão, visando desta maneira a valorização do profissional bibliotecário, divulgando suas habilidades e áreas de atuação, evitando assim que a sociedade seja prejudicada pela prestação de serviços por profissionais não qualificados e abrindo novas oportunidades no mercado de trabalho.
Ações da Comissão de Fiscalização
-
64 denúncias;
-
214 ofícios emitidos;
-
20 Auto de infração lavrados;
-
29 Processos de Fiscalização julgados;
-
18 Processos de Fiscalização em andamento;
-
64 instituições fiscalizadas por Ofício;
-
75 instituições fiscalizadas in loco (sendo 45 no 1º semestre e 30 no segundo semestre);
-
77 Profissionais fiscalizados.
-
9.317 Atos normativos pesquisados no Sistema WebJur;
-
21 Reuniões da Cofis realizadas;
-
5 Reuniões realizadas com Universidades;
-
8 Reuniões realizadas com Órgãos Públicos;
-
2 Reuniões com Profissionais
-
11 Retificações de editais de concurso público
-
17 Processos de Fiscalização inscritos na Dívida Ativa
-
6 Processos notificados para inscrição na Dívida Ativa;
-
6 Processos de Fiscalização encerrados.
Acesse o Relatório Anual da Fiscalização aqui!
Cabe reforçar que o trabalho das bibliotecárias fiscais visam à valorização profissional e, por isso, a colaboração dos profissionais da área é de suma importância para a realização – com eficiência e eficácia – desses serviços por parte do Setor de Fiscalização, possibilitando que novas bibliotecas sejam cadastradas e propiciando a abertura de vagas no mercado de trabalho.
Fiscalizar o exercício da profissão é responsabilidade de todas as Bibliotecárias e Bibliotecários.
As denúncias são confidenciais e de caráter sigiloso e devem ser formalizadas pelo e-mail fiscalizacao@crb1.org.br, ficando garantido o anonimato do denunciante.
Solicitamos aos profissionais da região Centro-Oeste (DF, GO, MT E MS) que, ao se desligarem da instituição em que atua, comuniquem o desligamento ao CRB-1, através do e-mail crb1@crb1.org.br
Permanecemos à disposição para quaisquer esclarecimentos e para continuarmos valorizando e fortalecendo nossa profissão.
Conselho Regional de Biblioteconomia da 1ª Região