Brasília está na seletiva final
Na última quarta-feira (23), o Centro de Documentação da Câmara dos Deputados (Cedi) sediou uma reunião com membros do comitê avaliador da Federação Internacional de Associações e Instituições Bibliotecárias (IFLA), que estiveram em Brasília para apreciar a candidatura da cidade a sede do Congresso Mundial de Bibliotecas e Informação – World Library and Information Congress2027 (WLIC 2027). O evento, realizado anualmente, marcará daqui a dois anos o centenário da IFLA.
Acompanhados do coordenador-geral do Comitê Nacional Provisório do WLIC 2027 e integrante do Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (IBICT), Ricardo Crisafulli Rodrigues, estiveram na Câmara dos Deputados o presidente do Comitê da Divisão da América Latina e Caribe da IFLA (IFLALAC) e diretor-geral da Biblioteca Nacional do Congresso da Argentina, Alejandro Santa; o diretor de eventos da IFLA, Alain Zayan; e a diretora da empresa organizadora de eventos KIT-GROUP, Roberta Odebrecht. O grupo foi recepcionado pelo diretor do Cedi, João Luiz Pereira Marciano, que garantiu o empenho do Cedi para obter o apoio institucional da Casa na realização do congresso, compromisso acompanhado pelos demais representantes institucionais.
Dentre as entidades representadas no encontro, estavam: a Associação dos Bibliotecários e Profissionais da Ciência da Informação do Distrito Federal (ABDF), a Biblioteca Central da Universidade de Brasília (UnB), a Biblioteca do Supremo Tribunal Federal, a Biblioteca do Superior Tribunal de Justiça e a Biblioteca do Senado Federal. Já o CRB-1 foi representado pelo conselheiro Raphael Cavalcante.
Concorrência
Na terça-feira, os membros do comitê avaliador haviam visitado o Centro Internacional de Convenções do Brasil (CICB), onde se propõe que ocorra o evento. Roberta Odebrecht se disse impressionada com a estrutura oferecida. A concorrência, porém, é acirrada, pois a outra cidade candidata a receber o congresso é Londres.
Alejandro Santa destacou a importância para o Brasil e para a América Latina de sediar o WLIC justamente quando a IFLA completa cem anos e discute a consolidação de tecnologias transformadoras como a inteligência artificial. Para ele, o mundo das bibliotecas será dividido em antes e depois do congresso de 2027.
Na sua passagem por Brasília, o comitê da IFLA foi recebido ainda pelo governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha, e pela vice-governadora, Celina Leão. A candidatura da cidade conta com o apoio do IBICT e da Secretaria de Turismo do GDF.
Texto: Quito Rossi (Câmara dos Deputados), com adaptações