Ação faz parte dos recursos do Programa de Apoio à Fiscalização dos Conselhos Regionais de Biblioteconomia (PAFIS)
Entre os dias 25 e 28 de agosto de 2025, o Conselho Regional de Biblioteconomia da 1ª Região (CRB-1) realizou ações de fiscalização em Anápolis-GO, com o apoio do Programa de Apoio à Fiscalização dos Conselhos Regionais de Biblioteconomia (PAFIS), iniciativa do Conselho Federal de Biblioteconomia (CFB).
➡️ Ao todo, foram realizadas 25 visitas a instituições públicas e privadas do município, com o seguinte panorama:
5 instituições regulares (bibliotecas com bibliotecários);
12 instituições irregulares (bibliotecas sem bibliotecários);
8 instituições sem biblioteca.
🔎 Resultados da ação:
Emissão de 12 autos de infração para instituições sem bibliotecário;
Nas instituições que não possuíam biblioteca, a bibliotecária fiscal apresentou a Lei de Universalização das Bibliotecas Escolares (Lei nº 12.244/2010, atualizada pela Lei nº 14.837/2024), orientando sobre a necessidade de adequação à legislação federal.
A atividade foi conduzida pela bibliotecária fiscal Nádia Silva, reafirmando o compromisso do CRB-1 em garantir o cumprimento da legislação profissional e promover a valorização da Biblioteconomia.
Conselho Regional de Biblioteconomia da 1ª Região