♥♥ Dia das Mães ♥♥
A regra é clara, não é futebol, é o Dia das Mães !!!!
Sexta sua linda você chegou, trazendo no próximo domingo o Dia das Mães, falando nisso da série quem nunca, com certeza já fomos vítimas das palavras proféticas de nossas progenitoras: como menino desce daí (quando ainda pequenos) ou que tal essa: se eu for aí e achar a blusa você vai ver (adolescente no mundo da lua), leva o casaco Alberto ou você não sai assim Maria Eduarda (já numa fase mais adulta). Mãe sempre mãe organizando a vida dos filhos, dando norte para as resoluções.
Mas na verdade não vivemos sem as regras/conselhos de nossas mães. Algo de semelhante acontece nas bibliotecas / centros de documentação, muitas vezes, quem nos norteia no dia a dia são as Normas Técnicas da ABNT.
A ABNT é o Foro Nacional de Normalização por reconhecimento da sociedade brasileira desde a sua fundação, em 28 de setembro de 1940, e confirmado pelo governo federal por meio de diversos instrumentos legais.
Entidade privada e sem fins lucrativos, a ABNT é membro fundador da International Organization for Standardization (Organização Internacional de Normalização – ISO), da Comisión Panamericana de Normas Técnicas (Comissão Pan-Americana de Normas Técnicas – Copant) e da Asociación Mercosur de Normalización (Associação Mercosul de Normalização – AMN). Desde a sua fundação, é também membro da International Electrotechnical Commission (Comissão Eletrotécnica Internacional – IEC). É responsável pela elaboração das Normas Brasileiras (ABNT NBR), elaboradas por seus Comitês Brasileiros (ABNT/CB), Organismos de Normalização Setorial (ABNT/ONS) e Comissões de Estudo Especiais (ABNT/CEE).
Tem como missão prover a sociedade brasileira de conhecimento sistematizado, por meio de documentos normativos, que permita a produção, a comercialização e o uso de bens e serviços de forma competitiva e sustentável nos mercados interno e externo, contribuindo para o desenvolvimento científico e tecnológico, proteção do meio ambiente e defesa do consumidor.
Com isso normatiza os trâmites diários de uma biblioteca. Como poderemos ver em alguns exemplos:
- NBR 6024 – Numeração progressiva das seções de um documento escrito – Apresentação (estabelece um sistema de numeração progressiva das seções de documentos escritos, de modo a expor num sequência lógica o inter-relacionamento da matéria e a permitir sua localização);
- Identificou alguma semelhança com as mães que na nossa tenra idade, organizavam os quartos numa sequência lógica de armazenamento de roupas e brinquedos?
- NBR 6023 – Referências – Elaboração (fixa a ordem dos elementos das referências e estabelecem convenções para transcrição e apresentação da informação originada do documento e/ou outras fontes de informação);
- As regras das mães são claras, iguais as do futebol, devem ser obedecidas e ponto final, não se discute.
- NBR 6026 – Legenda Bibliográfica (fixa condições exigíveis para apresentação de legenda bibliográfica em publicações periódicas).
- Transcrevendo para o mundo das redes sociais, a mães também chegaram lá, ah aquela foto fofa (só ela e a tia que acham, porque nós mesmos morremos de vergonha), já está na rede social da mãe e com aquela legenda que nos denunciam em algum momento embaraçoso.
A minha mãe é um mix de 6026 com a 6023 e a sua? Conte aqui. Na verdade uma homenagem à mulher que espera nove meses nos amando mesmo sem saber o rostinho daquela criaturinha que cresce em seu ventre. Que se alegra com as primeiras letras da alfabetização e se emociona em ouvir do seu pequeno ou pequena a palavra mais doce: mãe. Busca tarde da noite na balada na casa dos amigos, faz um investigação digna do FBI quando descobre o/ a Crush. Briga perguntando se já escovou os dentes se passou desodorante (deixa a gente sem graça).
Antes que a minha mãe me chame pelo nome composto e eu responda não fui eu mãe.