Conselho Regional de Biblioteconomia da 1ª Região

ATENDIMENTO SECRETARIA

(61) 98450-4291

TRANSPARÊNCIA

TRANSPARÊNCIA

STF realizou evento em comemoração ao Dia do Bibliotecário

“Saber o que os usuários precisam para que a biblioteca funcione corretamente”

Foto - Lyzy Rayla
Foto – Lyzy Rayla

Na tarde da última sexta-feira (10), o Conselho Regional de Biblioteconomia 1ª Região (CRB-1) e os bibliotecários do Distrito Federal participaram do evento comemorativo pelo dia do bibliotecário promovido pelo Supremo Tribunal Federal (STF). O Presidente do Conselho – Martin Cadillo – foi um dos convidados a compor a mesa de abertura, juntamente com as doutoras Ana Valéria Teixeira (STF) e Mônica Rizzo (Senado Federal); e o doutor Cícero Rodrigues (STF).
Em uma tarde foram debatidos temas relativos à gestão do conhecimento e grupos de trabalho, as palestras foram ministradas, respectivamente, por bibliotecárias do Tribunal – Lucylene Rocha e Talita James. Na ocasião Lucylene agradeceu à presença de todos e ressaltou a satisfação por poder palestrar no primeiro evento organizado pela biblioteca do Supremo em homenagem à categoria dos bibliotecários. Talita ministrou sobre a importância do trabalho em equipe, alegando que os grupos de trabalho tem o poder de mudar “a vida” de um profissional. “Biblioteca não é ilha, então não pode ficar isolada. Assim como o bibliotecário não é guardião, mas sim ponte. Facilitador!”, enfatizou a bibliotecária. Ao final das palestras o presidente do CRB-1 levantou uma questão, relativo às características necessárias ao profissional bibliotecário. De acordo com ele as “organizações querem funcionários criativos. Na atual situação econômica brasileira, os funcionários que saibam lidar com custos versos benefícios saem na frente.”, ressaltou Martin. A importância de contar com uma equipe capacitada, pois a área está sempre mudando e a capacitação gera melhorias, que atendam às necessidades dos usuários foi ponto forte nos debates.
Além das palestras houve momentos de apresentação musical, sorteio de brindes e uma recepção com comes e bebes, para fechar as atividades do dia.
Saiba Mais:
A Biblioteca Ministro Victor Nunes Leal do Tribunal participa da Rede Virtual de Bibliotecas (RVBI), desde 2003 possui a certificação ISSO 9001 2000 e em 2004 passou a contar com uma seção de Biblioteca Digital, ambas as atividades trouxeram mais autonomia e eficiência ao cotidiano da biblioteca.

Lyzy Rayla – Ascom CRB-1

Abrir bate-papo
Olá 👋
Podemos ajudá-lo?