O poeta português Manuel Alegre foi eleito nesta quinta-feira, dia 8 de junho de 2017, o novo ganhador do Prêmio Camões, principal troféu literário da língua portuguesa. Com a escolha, Portugal ganha seu 12º prêmio e se iguala ao Brasil. O Prêmio Camões escolhe todo ano um escritor lusófono pelo conjunto de sua obra, que recebe 100 mil euros como prêmio. A cerimônia de entrega será em Lisboa, em data a ser acordada, como habitualmente, entre os governos brasileiro e português.
Da esquerda para a direita, Maria Eduarda Marques; João Pignatelli; Jose Luiz Tavares; Maria João Reynaud; Leyla Perrone Moisés; Helena Severo; Lourenço Joaquim da Costa Rosário; Paula Morão; José Luís Jobim de Salles Fonseca. O júri foi formado pelos escritores Jose Luiz Tavares (Cabo Verde), Lourenço Joaquim da Costa Rosário (Moçambique), Maria João Reynaud (Portugal), Paula Morão (Portugal), José Luís Jobim de Salles Fonseca (Brasil) e Leyla Perrone Moisés (Brasil) e se reuniu nesta tarde na sede da Biblioteca Nacional, no Rio. O último português a vencer o Camões foi a escritora Helia Correa, em 2015.
O Prêmio Camões de Literatura foi instituído em 1988 com o objetivo de consagrar um autor de língua portuguesa que, pelo conjunto de sua obra, tenha contribuído para o enriquecimento do patrimônio literário e cultural de nossa língua comum. A Menção Internacional foi criada pelo Protocolo Adicional ao Acordo Cultural entre os governos brasileiro e português, representados, respectivamente, pela Fundação Biblioteca Nacional e pela Direção-Geral do Livro, dos Arquivos e das Bibliotecas, ligada à Secretaria de Estado da Cultura de Portugal.
Fonte: BN