ATENDIMENTO SECRETARIA

(61) 98450-4291

TRANSPARÊNCIA

TRANSPARÊNCIA

Mesas Redondas na FLIG Debatem Políticas para Bibliotecas Escolares e Acesso à Leitura

Evento foi marcado pelo lançamento da campanha #SouBibliotecaEscolar

 

No último dia 2 de outubro, a Feira Literária de Goiás (FLIG) foi palco de importantes debates sobre o acesso à leitura e o papel fundamental das bibliotecas no sistema educacional. Durante o evento, ocorreram duas mesas redondas: uma com o tema “Políticas de Acesso aos Livros, Leitura, Literatura e Bibliotecas” e outra intitulada “A Biblioteca na Escola”. Na ocasião, também foi lançada a campanha #SouBibliotecaEscolar no âmbito do estado de Goiás, reforçando a importância da presença de bibliotecas em instituições de ensino.

As mesas contaram com a mediação de Johnathan Diniz, presidente do Conselho Regional de Biblioteconomia (CRB-1). De acordo com o dirigente, o CRB-1 planeja a articulação de outros eventos acerca da temática a realização de audiências públicas. Entre os convidados, estiveram a vice-presidente do Conselho Federal de Biblioteconomia (CFB), Maria Isabel de Jesus Sousa Barreira; a deputada estadual Bia de Lima; a professora Keyla Rosa de Faria, representante da Federação Brasileira de Associações de Bibliotecários (FEBAB); a professoras Maria das Graças Monteiro Castro, docente da Universidade Federal de Goiás (UFG) e presidente da Comissão Brasileira de Bibliotecas Escolares (CBBE/FEBAB); as professoras Andréa Pereira dos Santos e Keila Matida de Melo, também da UFG; e Antonio Gonçalves Rocha Junior, representante do Sindicato Municipal de Servidores da Educação (SIMSED/GYN).

A deputada Bia de Lima ressaltou a necessidade de enfrentar os ataques às bibliotecas escolares e destacou o papel do CRB-1 na luta por melhores condições para essas instituições. Já a professora Graça fez um histórico de sua atuação na defesa das bibliotecas escolares, lembrando o projeto Proler, e também que buscou reestruturar essas instituições, e como esse trabalho foi desfeito ao longo dos anos.

Em paralelo, a professora Keyla abordou o histórico legislativo relacionado à área, enfatizando a necessidade de uma atuação para a criação de cargos de bibliotecário no âmbito estadual e municipal. Ela também cobrou maior capacitação dos profissionais para atenderem a todos os públicos, com destaque para pessoas com necessidades especiais. Além disso, Keila alertou para o desmonte das bibliotecas públicas, citando o caso da Biblioteca Marieta Telles, que está ameaçada de fechamento devido à falta de infraestrutura e recursos.

Já a professora Andréa Pereira dos Santos apresentou suas pesquisas sobre a leitura no Brasil, ressaltando a importância das figuras maternas na promoção da leitura entre os jovens. Ela destacou que a inclusão das famílias nesse processo é essencial para fortalecer a cultura leitora no país.

Ao final das mesas redondas, foi lançado oficialmente a Campanha #SouBibliotecaEscolar, que contemplará todos os estados da nossa jurisdição. Os participantes tiveram a oportunidade de concorrer ao sorteio de livros, celebrando o compromisso com o incentivo à leitura e ao fortalecimento das bibliotecas no estado de Goiás.

Conselho Regional de Biblioteconomia da 1ª Região

Abrir bate-papo
Olá 👋
Podemos ajudá-lo?