Bibliotecária Fiscal do CRB-1 realizou fiscalização presencial na primeira quinzena de outubro
Entre os dias 7 a 11 de outubro de 2024, a Fiscalização do CRB-1 realizou visita presencial no município de Rondonópolis-MT, As visitas compuseram o calendário de inspeções rotineiras de 2024. Das 29 instituições incluídas no roteiro de visitas, teve o resultado de:
-
8 instituições em situação regular, com bibliotecária(o);
-
12 insituições não possuiam biblioteca – foram informadas no atendimento à Lei 12.244/2010;
-
5 autos de infração lavrados para instituições que não possuíam bibliotecário;
-
2 instituições listadas no roteiro não foram encontradas;
-
1 insituição será autuada por AR – não possui bibliotecário (estava fechada); e
-
Visita a Secretaria Municipal de Educação – Sensibilização em atendimento à Lei 12.244/2010.
Cabe reforçar que o trabalho da bibliotecária fiscal visa à valorização do profissional da informação e a colaboração dos profissionais da área é de suma importância para a realização – com eficiência e eficácia – desses serviços por parte do Setor de Fiscalização, possibilitando que novas bibliotecas sejam cadastradas e propiciando a abertura de vagas no mercado de trabalho.
Fiscalizar o exercício da profissão é responsabilidade de todas as Bibliotecárias e Bibliotecários.
As denúncias são confidenciais e de caráter sigiloso e devem ser formalizadas pelo e-mail fiscalizacao@crb1.org.br, ficando garantido o anonimato do denunciante.
Solicitamos aos profissionais da região Centro-Oeste (DF, GO, MT E MS) que, ao se desligarem da instituição em que atua, comuniquem o desligamento ao CRB-1, através do e-mail crb1@crb1.org.br
Permanecemos à disposição para quaisquer esclarecimentos e para continuarmos valorizando e fortalecendo nossa profissão.
A Vice-Presidenta do CRB-1, Valdeira Cardoso e a Bibliotecária Fiscal do CRB-1, Nádia Silva em Reunião na Secretaria Municipal de Educação de Rondonópolis-MT, para tratar acerca do atendimento da Lei nº 12.244/2010.
Conselho Regional de Biblioteconomia da 1ª Região