Reunião foi proposta pelo Deputado Distrital Gabriel Magno a pedido do Conselho Regional de Biblioteconomia da 1ª Região (CRB-1)
Na noite da última segunda-feira (4), o Conselho Regional de Biblioteconomia da 1ª Região (CRB-1) marcou presença na reunião pública organizada pela Comissão de Educação, Saúde e Cultura, presidida pelo deputado distrital Gabriel Magno (PT-DF) sob o tema “A ausência de bibliotecárias(os) nas escolas do DF”, a fim de discutir a escassez de profissionais da área nas bibliotecas escolares mantidas pela Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal (SEEDF). À mesa, além do presidente do CRB-1 Johnathan Diniz e do deputado Gabriel, também estiveram presentes o presidente do Conselho Federal de Biblioteconomia (CFB), Fábio Cordeiro, e a diretora do Sindicato dos Professores do Distrito Federal (SINPRO-DF), Elbia Pires de Almeida. A SEEDF também foi convidada a participar, mas não enviou representantes.
Dando início ao debate, o deputado Gabriel Magno apresentou o longo histórico da ausência de bibliotecários na rede de ensino público do DF e enfatizou que as bibliotecas, ora mantidas, trazem em seus quadros professores readaptados — aptos a trabalharem o âmbito pedagógico, mas sem a formação necessária para substituírem bibliotecários. O parlamentar também pontuou que há previsão, no projeto de Lei Orçamentária do DF para 2025, a nomeação de novos servidores para para a SEEDF, dentre os quais podem ser incluídos os 56 bibliotecários aprovados no último concurso para provimento do cargo.
Por sua vez, o presidente do CRB-1, Johnathan Diniz, elencou o histórico de ações promovidas pelo Conselho junto ao Governo do Distrito Federal para sanar a questão. Além do diálogo estabelecido há décadas, que se mostrou infrutífero, o CRB-1 autuou e julgou a Secretaria de Educação pela ausência de bibliotecários nas mais de 400 bibliotecas da rede de ensino, impetrou uma representação no Tribunal de Contas do Distrito Federal (TCDF), além da apresentação de ação conjunta com o CFB no Ministério Público. Por fim, fez o anúncio oficial do lançamento da campanha “#SouBibliotecaEscolar”, mantida pelo Sistema CFB/CRBs, no Distrito Federal.
Em sequência, o presidente do CFB, Fábio Cordeiro, apresentou dados do censo educacional, dando conta que cerca de 40% das bibliotecas pertencentes a escolas públicas do Distrito Federal possuem bibliotecárias ou auxiliares de biblioteca. O presidente apontou a falibilidade de tais dados, considerando que a SEEDF possui, atualmente, apenas 8 bibliotecários em seu quadro e que auxiliares de bibliotecas não substituem bibliotecários.
Já a representante do SINPRO-DF, Élbia Almeida, posicionou-se a favor da presença de bibliotecários nas bibliotecas escolares do GDF e reforçou que os professores não querem substituir tais profissionais; ambos apresentam funções complementares e a comunidade escolar se engrandeceria se houvesse o número adequado de bibliotecários na rede de ensino. Colocou-se à disposição para levar demandas dos profissionais da área aos fóruns que discutem o ensino público do DF.
O CRB-1 agradece a participação de todos os convidados, à plateia formada por diversos bibliotecários aprovados no último concurso para o provimento do cargo na Secretaria de Educação, e ao deputado Gabriel Magno, apoiador de causa tão relevante para a evolução do ensino público do Distrito Federal.
Assista a Reunião Pública:
Conselho Regional de Biblioteconomia da 1ª Região