Blog

  • ENTREGA DA MEDALHA RBM 2025

    ENTREGA DA MEDALHA RBM 2025

    No dia 10 e março de 2025, as Bibliotecas do Senado Federal e da Câmara dos Deputados sediaram a abertura do Mês da Bibliotecária e do Bibliotecário 2025. O evento contou com debates, homenagens e compartilhamento de histórias. O Conselho Regional de Biblioteconomia da 1ª Região (CRB-1) realizou a entrega da Medalha Rubens Borba de Moraes – Honra ao Mérito do Bibliotecário 2025, às profissionais homenageadas dos quatros estados da nossa jusrisdição.

    As homenageados com a Medalha foram:

    • Paulinne Araujo Almeida (Distrito Federal) **– **Gestora em Política Pública em Gestão Governamental – Bibliotecária. Atua no projeto Mala do Livro_;_

    • Maria Aparecida de Souza (Goiás) – Bibliotecária-Documentalista e Coordenadora da Biblioteca Atena (IFG – Câmpus Inhumas);

    • Leila Cimone Teodoro Alves (Mato Grosso) – Bibliotecário-Documentalista e Pró-Reitora de Gestão de Pessoas do Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT);e

    • Wanderlice da Silva Assis (Mato Grosso do Sul) – Foi Bibliotecária-Documentalista da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) e já foi delegada do CRB-1 por duas gestões.

    A medalha Rubens Borba de Moraes – Honra ao Mérito Bibliotecário é uma homenagem do CRB-1 concedida a profissionais que tenham se destacado de modo superior a natural expectativa para a expansão e o aperfeiçoamento, das áreas profissional e social, e que tenham contribuição efetiva e significativa à elevação do nível de eficiência das áreas social e profissional da Biblioteconomia.

    Em 2023, o CRB-1 publicou duas portarias: uma constituindo comissões nos estados de sua jurisdição para escolha de pessoas homenageadas com a medalha Rubens Borba de Moraes. As comissões foram presididas pelos Conselheiros do CRB-1, com a participação de Bibliotecárias(os) de diversas áreas de atuação. A outra Portaria regulamentou as ações da Comissão, a fim de garantir celeridade ao processo.

    Devido a compromissos pessoais e profissionais, a bibliotecária Wanderlice da Silva Assis (Mato Grosso do Sul) receberá posteriormente a Medalha no endereço informado pela profissional.. Veja as fotos e os vídeos da Cerimônia:

    Fotos gentilmente cedidas pela Equipe da Biblioteca do Senado Federal

    O Evento foi transmitido pelo Canal Interlegis Online:

    Conselho Regional de Biblioteconomia da 1ª Região

  • Conheça as Bibliotecárias que serão homenageadas com a Medalha Rubens Borba de Moraes – Honra ao Mérito ao Bibliotecário 2025

    Conheça as Bibliotecárias que serão homenageadas com a Medalha Rubens Borba de Moraes – Honra ao Mérito ao Bibliotecário 2025

    • Paulinne Araujo Almeida (Distrito Federal) Graduada em Biblioteconomia – Universidade de Brasília- 2006, e em Nutrição – Universidade Católica do Distrito Federal- 2007. Possui Pós-Graduação em Gestão Pública – Faculdade Fórtium –2009. É Servidora Pública do GDF no cargo de Gestora em Política Pública em Gestão Governamental – Bibliotecária (de 2006 aos dias atuais). Atuou na Biblioteca Pública de Brasília da 512 Sul (2006 e 2007) e na Biblioteca de Artes do Espaço Cultural Renato Russo (2007/2008), ambas pertencentes a Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Distrito Federal. Desde 2008 atua no projeto Mala do Livro, programa criado em 1991, que fomenta o hábito da leitura entre crianças, jovens e adultos.

    • Maria Aparecida de Souza (Goiás) – Inhumense, casada, mãe, bibliotecária-documentalista e pesquisadora. Ingressou na carreira pública primeiramente na Rede Estadual de Educação de Goiás em 1989. Em 2008 ingressou como bibliotecária-documentalista no CEFET-UNED Inhumas, hoje IFG-Câmpus Inhumas, onde trabalha até a presente data coordenando a Biblioteca Atena. Egressa dos Cursos Técnico em Magistério pelo Colégio Estadual Manoel Vilaverde, atuou como auxiliar técnico-administrativo frente a biblioteca deste. Graduada em Biblioteconomia pela Universidade Federal de Goiás. Exerceu as funções de consultoria em biblioteconomia, na ONG Grupo Transas do Corpo, na Casa da Juventude e administrou a Locadora de Livros Ler Prazer, em sociedade com mais duas bibliotecárias. É Mestra em Educação pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás desenvolvendo a pesquisa “A/O bibliotecária(o)-documentalista ante as novas tecnologias e a flexibilização do trabalho no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás (IFG): 2009-2012”. Cursou doutorado na Universidade de Santiago de Compostela (Espanha) pesquisando a temática “A alfabetização informacional na universidade: implicações no papel das bibliotecas e no papel da/o bibliotecária/o”. Atualmente está no pós-doutoramento no Programa de Pós-Graduação em Engenharia Elétrica e de Computação da Universidade Federal de Goiás com a pesquisa “Análise bibliométrica da representação de gênero em engenharias e computação: uma perspectiva global”. Lidera o Grupo de Pesquisas e Estudos em Leitura com alguns projetos de pesquisa e de extensão em andamento.

    • Leila Cimone Teodoro Alves (Mato Grosso) é graduada em Biblioteconomia pela Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT, 2007 – Atual Universidade Federal de Rondonópolis), possui Especialização em Didática e Metodologia do Ensino Superior pela FACSUL/CESUR – Faculdade do Sul de Mato Grosso e é Mestre em Educação Profissional e Tecnológica pelo Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT). Atualmente exerce o cargo de Pró-reitora de Gestão de Pessoas no IFMT. Atuou como Coordenadora das Bibliotecas do Campus São Vicente, dos Núcleos Avançados de Jaciara e Campo Verde e do Campus Sorriso. Também possui ampla experiência adquirida ao longo de quatro anos na Diretoria de Políticas de Ingresso e Seleções do IFMT, especialmente na execução de concursos públicos e processos seletivos. Como Pró-reitora de Gestão de Pessoas, dedica-se à melhoria das condições profissionais dos bibliotecários e luta pela garantia da presença de profissionais de biblioteconomia em todas as bibliotecas do IFMT.

    • Wanderlice da Silva Assis (Mato Grosso do Sul) –Graduada em Biblioteconomia pela Universidade Federal de Goiás (UFG) e em Pedagogia pela Faculdade UNIBF, com mestrado e doutorado em Educação pela UFMS. Possui também especializações em Administração, Orientação Pedagógica em Educação a Distância e Docência no Ensino Superior. Com uma trajetória marcada pela dedicação ao ensino e à gestão do conhecimento, atuou em diversas bibliotecas antes de ingressar na UFMS, onde permaneceu por 26 anos, contribuindo significativamente para o aprimoramento dos serviços bibliotecários. Sua atuação em comissões e projetos institucionais impulsionou práticas inovadoras na gestão do acervo, levando ao reconhecimento de seu trabalho com o Título Honorífico de Técnico-Administrativo em Educação Emérito, concedido pela UFMS em 2020. Paralelamente, destacou-se por 12 anos como professora e coordenadora do curso de Biblioteconomia do Instituto de Ensino Superior da Funlec. Além disso, representou Mato Grosso do Sul como delegada regional do Conselho Regional de Biblioteconomia – 1ª Região em duas gestões, contribuindo para o fortalecimento da profissão e a valorização dos bibliotecários. Sua produção acadêmica inclui artigos, livros e capítulos de livros, além de participar da organização da coletânea Gestão Pública: a visão dos técnicos administrativos em educação das universidades públicas e institutos federais, reafirmando seu compromisso com a Educação, a Administração Pública e a Biblioteconomia no Brasil.

    A Cerimônia de entrega das Medalhas às profissionais agraciadas ocorrerá no próximo dia 10 de março de 2025, a partir das 14 horas, no Auditório do Interlegis no Senado Federal, no evento em Comemoração ao Dia da Bibliotecária e do Bibliotecário.

    Conselho Regional de Biblioteconomia da 1ª Região

  • CRB-1 revela os nomes das bibliotecárias agraciadas com a Medalha Rubens Borba de Moraes – Honra ao Mérito do Bibliotecário 2025

    CRB-1 revela os nomes das bibliotecárias agraciadas com a Medalha Rubens Borba de Moraes – Honra ao Mérito do Bibliotecário 2025

    O CRB-1 divulga os nomes das profissionais agraciadas com a Medalha Rubens Borba de Moraes no ano de 2025. A seleção ocorreu de acordo com o disposto no Regulamento da Medalha Rubens Borba de Moraes (Portaria CRB-1 nº 01/2025), a partir das comissões que selecionaram as bibliotecárias agraciadas (Portaria CRB-1 nº 02/2025).

    Bibliotecária homenageada – Distrito Federal (DF);

    • Paulinne Araújo Almeida, CRB-1 nº 2151;

    Bibliotecária homenageada – Goiás (GO);

    • Maria Aparecida Rodrigues de Souza, CRB-1 nº 1497;

    Bibliotecária homenageada – Mato Grosso (MT);

    • Leila Cimone Teodoro Alves, CRB-1 nº 2377;

    Bibliotecária homenageada – Mato Grosso do Sul (MS);

    • Wanderlice da Silva Assis, CRB-1 nº 1279.

    Os nomes das Profissionais agraciadas foram publicados na Portaria nº 04/2025, disponível aqui.

    A cerimônia de entrega da Medalha Rubens Borba de Moraes às profissionais homenageadas ocorrerá no próximo dia 10 de março de 2025, a partir das 14 horas, no evento em comemoração ao Dia da Bibliotecária e do Bibliotecário 2025, no auditório do Interlegis, no Senado Federal, em Brasília.

    Para saber mais sobre o evento, acesse: https://bce.unb.br/biblio2025/

    Conheça o site da Medalha Rubens Borba de Moraes: https://crb1.org.br/mrb/

    Conselho Regional de Biblioteconomia da 1ª Região

  • Regulamento da medalha

    Regulamento da medalha

    Portaria nº 02/2025
    Aprova o Regulamento da Medalha Rubens Borba de Moraes – Honra ao Mérito Bibliotecário 2025.

    Portaria nº 03/2025
    Nomeia comissões para selecionar profissionais a serem homenageados com a Medalha Rubens Borba de Moraes.

    Livreto
    da Primeira Edição da Medalha Rubens Borba de Moraes – Honra ao Mérito Bibliotecário, 1987.

  • ENTREGA DA MEDALHA RBM 2023

    ENTREGA DA MEDALHA RBM 2023

    No dia 13 e março de 2023, a Biblioteca Nacional de Brasília (BNB) sediou a abertura do Mês da Bibliotecária e do Bibliotecário 2023. O evento contou com debates, homenagens e compartilhamento de histórias. O Conselho Regional de Biblioteconomia da 1ª Região (CRB-1) realizou a entrega da Medalha Rubens Borba de Moraes – Honra ao Mérito do Bibliotecário 2023, aos profissionais homenageados dos quatros estados da nossa jusrisdição.

    Os homenageados com a Medalha foram: Janice Oliveira e Silva Silveira (Distrito Federal) – Diretora da Biblioteca da Câmara dos Deputados; Onofre José de Paula (Goiás) – Bibliotecário da Secretaria Estadual de Saúde de Goiás; Carlos Henrique Tavares de Freitas (Mato Grosso) – Bibliotecário-Documentalista da Universidade Federal de Mato Grosso e; Eleuzina Crisanto de Lima (Mato Grosso do Sul) – Coordenadora da Biblioteca Pública Estadual Dr. Isaías Paim.

    A medalha Rubens Borba de Moraes – Honra ao Mérito Bibliotecário é uma homenagem do CRB-1 concedida a profissionais que tenham se destacado de modo superior a natural expectativa para a expansão e o aperfeiçoamento, das áreas profissional e social, e que tenham contribuição efetiva e significativa à elevação do nível de eficiência das áreas social e profissional da Biblioteconomia.

    Em 2023, o CRB-1 publicou duas portarias: uma constituindo comissões nos estados de sua jurisdição para escolha de pessoas homenageadas com a medalha Rubens Borba de Moraes. As comissões foram presididas pelos Conselheiros do CRB-1, com a participação de Bibliotecárias(os) de diversas áreas de atuação. A outra Portaria regulamentou as ações da Comissão, a fim de garantir celeridade ao processo.

    Devido a compromissos pessoais e profissionais, os bibliotecários Onofre José de Paula e Carlos Henrique Tavares de Freitas receberam as Medalhas em suas respectivas residências. Solicitamos aos homenageados que gravassem o vídeo de agradecimento. Veja as fotos e os vídeos da Cerimônia:

    • Vídeo do Bibliotecário Onofre José de Paula (Goiás)

    • Vídeo do Carlos Henrique Tavares de Freitas (Mato Grosso)

    • Assista a transmissão da Cerimônia

  • CONHEÇA OS PERFIS DOS PROFISSIONAIS HOMENAGEADOS COM A MEDALHA RUBENS BORBA DE MORAES

    CONHEÇA OS PERFIS DOS PROFISSIONAIS HOMENAGEADOS COM A MEDALHA RUBENS BORBA DE MORAES

    • Janice Silveira (Distrito Federal) – Diretora da Biblioteca da Câmara dos Deputados; Graduada pela Universidade de Brasília (1990); Bibliotecária da CBC – Canadian Broadcasting Corporation (2002-2007); Gerente do Projeto de Implantação da Biblioteca Digital da Câmara dos Deputados (2007-2008); Gestora da Biblioteca Digital da Câmara dos Deputados (2009-2013); Gerente do Projeto de Implantação da Solução de Descoberta para a Biblioteca da Câmara dos Deputados (2014-2015); Membro do Comitê de Bibliotecas Parlamentares e Serviços de Pesquisa da IFLA (2021-2025); Coordenadora do Grupo de Trabalho de Bibliotecas Parlamentares da FEBAB.
    • Onofre José de Paula (Goiás) – Especialista em Ambientes Informacionais – UFG 2012; Graduado em Biblioteconomia pela UFG em 1998; Possui pós graduação (MBA) em Gestão Empresarial (Faculdade Cambury, tem vasta experiência em: Qualidade no serviço público e privado; Conhece profundamente montagem de Bibliotecas Universitárias, Bibliotecas nas áreas de Saúde; Atualmente é Vice Coordenador do Comitê de Ética em Pesquisa do Hospital de Urgências de Goiânia – HUGO; Atua na Secretaria de Saúde do Estado de Goiás – SESGO com o Projeto Kosmos, o qual tem o objetivo de modernizar (realizar a digitalização) do arquivo geral da SESGO.
    • Carlos Henrique Tavares de Freitas (Mato Grosso) – Graduação em Biblioteconomia (2006), Mestrado em Educação (2012) e Doutorado em Educação (2018), pela Universidade Federal de Mato Grosso; Participou do Projeto Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFMT, do Campus de Rondonópolis, entre 2005 e 2006; Atuou como bibliotecário no SESC Arsenal (2007-2008), colaborando com a construção do Vocabulário Sistematizado e da Política de Indexação das Bibliotecas do SESC. Desde 2008, atua na Biblioteca Central (BC) da UFMT, tendo ocupado o cargo de Coordenador da BC e, atualmente, Supervisor de Processos Técnicos. Também possui publicações técnicas, como a colaboração no livro Educação a distância: elementos para pensar o ensino-aprendizagem contemporâneo (2013).
    • Eleuzina Crisanto de Lima (Mato Grosso do Sul) – Graduada em Biblioteconomia pelo Instituto Superior da Funlec (2007); Especialista em Gestão Estratégica de Tecnologia pelo Instituto Federal de Mato Grosso do Sul. Atualmente é coordenadora da Biblioteca Pública Estadual Dr. Isaías Paim, na qual desenvolve ações e projetos de valorização da leitura, literatura e inclusão social: Exposições Literárias, Carnateca, Almanaque, Vem Ler o Mundo com Todas as Letras, Caminhos da Leitura e Férias na Biblioteca; Coordena o Programa Vamos Ler Juntos, com jovens atenados; Participa de diversos festivais culturais do Mato Grosso do Sul, como o Festival de Inverno de Bonito e o Festival da América do Sul em Corumbá.

    A Cerimônia de entrega das Medalhas aos agraciados ocorrerá no próximo dia 13 de março, a partir das 14 horas, na Biblioteca Nacional de Brasília (BNB)

    Conselho Regional de Biblioteconomia da 1ª Região

  • ENTREGA DA MEDALHA RBM 2021

    Devido a Pandemia de Coronavírus, iniciada em 2020, a solenidade de entrega da Medalha Rubens Borba de Moraes 2021, foi realizada em formato online e transmitida via YouTube no Canal do CRB-1.Neste ano, o CRB-1 resolveu premiar os Bibliotecários dos setores público e privado de cada estado da jurisdição.

    Saiba quem foram os profissionais agraciados com a Medalha Rubens Borba de Moraes – Honra ao Mérito do Bibliotecário 2021:

    • Estado de Goiás Bibliotecária Maria Aparecida Oliveira Tsu – Indicada Setor Público
      Tatyane Camargo – Indicada Setor Privado
    • Estado de Mato Grosso do Sul

    Ana Catarina Cortez Araújo – Indicada Setor Público
    Andressa Finger – Indicada Setor Privado

    • Distrito Federal

    Gisele Frazão – Indicada Setor Público
    Leila Barros – Indicada Setor Privado

    • Estado de Mato Grosso

    Waldineia Almeida – Indicada Setor Público
    Cristina Araújo – Indicada Setor Privado

    Assista a Cerimônia completa:

  • Resultado da Medalha – RBM 2020

    Resultado da Medalha – RBM 2020

    Com muita honra o CRB-1 anuncia que a medalha Rubens Borba, o nosso “Oscar Biblioteconômico” em 2020, foi para a Bibliotecária e Professora Rita Caribé. Após uma participação expressiva dos bibliotecários da jurisdição e uma votação muito equilibrada, a Professora será homenageada na Cerimônia de entrega da Medalha no dia 12/3 na Câmara dos Deputados, no auditório Nereu Ramos. Link na bio.

    Veja como foi a votação:

    • Rita Caribé – 37%
    • Cristian Brayner – 31,5%
    • Neide de Sordi – 31,5%

    Esse ano a condecoração ocorre apenas no Distrito Federal, devido ter mais de 500 bibliotecários ativos, conforme Portaria CRB-1 n. 1/2019.

    O CRB-1 parabeniza a todos os indicados e agradece aos bibliotecários que participaram com seu voto!

    Candidatos:

  • Indicados a medalha RBM – DF 2020

    Indicados a medalha RBM – DF 2020

    Cristian Brayner, CRB-1/1812

    Tem sido uma referência no campo da Biblioteconomia no Brasil. É bibliotecário da Câmara dos Deputados e já ocupou cargos como diretor do Departamento de Livro, Leitura, Literatura e Bibliotecas do extinto Ministério da Cultura e Subsecretário do Patrimônio Cultural na Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa do DF. Assina uma coluna no portal Biblioo – Cultura Informacional, mantido pela revista Carta Capital, e colabora com periódicos como a Revista Eletrônica da Associação dos Bibliotecários do Distrito Federal e a CRB-1 Informa. Conhecido por sua mente efervescente, é pesquisador de políticas públicas envolvendo livros, leitura, literatura e bibliotecas, e também da inter-relação de literatura e religiosidade. É especialista, em particular, nas obras de Michel Foucault e Simone Weil. Já publicou diversos artigos em revistas científicas e apresentou trabalhos de biblioteconomia em países como Argentina, Finlândia, Noruega e Estônia. Recebeu o Prêmio Casa de las Américas (Cuba) venceu o Concurso Latino Americano de Investigación em Bibliotecología, Documentación, Archivistica y Museología Fernando Báez (Argentina) e foi finalista do Jabuti de crítica literária. Idealizou, recentemente, o projeto Biblioteca da Diversidade, em Brasília. Sua admirável história de vida o levou ao programa Encontro com Fátima Bernardes (TV Globo), em que foi entrevistado sobre as dificuldades da juventude, quando vendia cocadas feitas pela mãe para ajudar nas finanças da casa e também sustentar os estudos.

    Para conhecer mais sobre Cristian Brayner, acesse: http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4525896T4


    Neide De Sordi, CRB-1/517

    Atualmente é Diretora Geral do Arquivo Nacional e Presidente do Conselho Nacional de Arquivos ( Conarq). Integra a diretoria da
    Associação Latino-Americana de Arquivos (ALA), entidade regional do Conselho Internacional de Arquivos (CIA).
    É analista judiciária aposentada do Superior Tribunal de Justiça (STJ). Tem mestrado pela Faculdade de Ciências da Informação da UnB. Foi diretora da empresa InnovaGestão – Consultoria em Informação. Foi diretora-executiva do Departamento de Pesquisas Judiciárias do Conselho Nacional de Justiça – CNJ e Secretária de Pesquisa e Informação Jurídicas do Centro de Estudos Judiciários do Conselho da Justiça Federal. Foi diretora da Biblioteca do Tribunal Federal de Recursos (atual STJ) e bibliotecária da Biblioteca Nacional de Agricultura ( Binagri). Integrou os conselhos deliberativos da Open Knowledge Brasil – OKBR e da Sociedade Brasileira de Gestão do Conhecimento (SBGC) e foi pesquisadora do Centro de Pesquisas sobre o Sistema de Justiça Brasileiro- CPJus do Instituto Brasiliense de Direito Público – IDP. Entre as suas experiências profissionais destacam-se a implantação do PRONAME, o Programa Nacional de Gestão Documental e Memória do Poder Judiciário, o desenvolvimento das tabelas processuais unificadas da Justiça Federal, experiência ampliada no CNJ para todo o Judiciário e o desenvolvimento do Modelo de Requisitos para Sistemas Informatizados de Gestão de Processos e Documentos do Poder Judiciário – MoReq-Jus. Coordenou os programas de pesquisas da Justiça Federal e do Judiciário. No Arquivo Nacional tem promovido projetos inovadores, como o desenvolvimento do novo SIAN, o sistema de informação do AN e do sistema de informação gerencial do SIGA, o Sistema de Gestão de Documentos e Arquivos da Administração Pública Federal. O fortalecimento do SIGA pelo Decreto n. 10.148, de 2 dezembro de 2019 foi uma conquista da sua gestão. O decreto tornou obrigatória a existência das comissões de avaliação de documentos e de um profissional arquivista em todos os órgãos públicos. Neide De Sordi é conhecida, não só por sua experiência em gestão na Administração Pública, mas também pelo seu empreendedorismo e inovação no mercado de serviços voltados para Ciência da Informação, reafirmando a capacidade do bibliotecário atuar em mercados menos tradionais, em especial na coordenação de projetos, pesquisas e em gestão de informação.

    Para conhecer mais sobre Neide De Sordi, acesse: http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4525896T4


    Rita Caribé, CRB-1/760

    É  professora da Faculdade de Ciência da Informação da Universidade de Brasília desde janeiro de 2013. É graduada em Biblioteconomia pela Universidade Federal de Minas Gerais (1979), Mestre em Biblioteconomia e Documentação pela Universidade de Brasília (1988) e Doutora em Ciências da Informação pela Universidade de Brasília (2011). Foi bibliotecária do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (IBAMA), no período de 1989 a 2011. Neste período foi Diretora do Centro Nacional de Informação Ambiental (CNIA) do IBAMA e gerente da Rede Nacional de Informação em Meio Ambiente (RENIMA), além de representante do governo brasileiro nos sistemas internacionais de informação ambiental: REPIDISCA (Rede Pan-americana de Informação em Engenharia Ambiental e Ciências Ambientais), da OPAS/OMS, e do INFOTERRA (International Referral System for Sources of Environmental Information) anteriormente do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA). É autora de 16 artigos de periódicos, dois capítulos de livros e inúmeros trabalhos apresentados em eventos profissionais; orientou 41 monografias de graduação em Biblioteconomia. Tem atuado principalmente nos seguintes temas: informação ambiental, sistema de informação ambiental, planejamento de sistemas de informação, linguagens documentárias, sistemas de classificação bibliográfica (CDD e CDU) e elaboração de tesauros.

    Para conhecer mais sobre Rita Caribé, acesse: http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4594843Y6


    VOTE AQUI!!

  • Entrega da Medalha RBM 2019 em Goiás

    Entrega da Medalha RBM 2019 em Goiás

    A entrega da Medalha Rubens Borba de Moraes em 2019 no Estado de Goiás ocorreu na manhã do dia 15 de março no Auditório da Biblioteca Central da Universidade Federal de Goiás, na Capital Goiânia. A cerimônia ocorreu durante evento de comemoração pelo Dia do Bibliotecário promovido pela UFG e pela Associação de Bibliotecários de Goiás – ABG.

    O evento comemorativo foi uma Mesa Redonda mediada pela Bibliotecária do IF Goiano Campus Morrinhos, Morgana Bruno Henrique Guimarães, que abordou o tema “Inovação, tecnologia e Propriedade Intelectual”. Participaram da mesa o Coordenador do Centro de Inovação Tecnológica do IFG, Wesley Pacheco Calixto, e a Coordenadora do Núcleo de Inovação e Tecnologia do SENAI Goiás, Simone da Silva Santos.

    A homenageada do dia foi a bibliotecária Helena de Carvalho Sicsu, pelo seu desempenho na Biblioteca Pública Municipal frente a comunidade de Caldas Novas. Ela recebeu a Medalha das mãos do Presidente do CRB-1, Fabio Lima Cordeiro. Fotos: Ailton da Silva Meira.

    Crédito das fotos abaixo é do Conselho Regional Regional de Biblioteconomia da 1ª Região.