A Administração Regional do Guará, com o objetivo de elaborar de maneira eficiente o Plano de Leitura da cidade, contratou a Cátedra UNESCO de Leitura PUC-Rio para prestar assessoria especializada em sua criação. Este é um fato inédito no país, já que anteriormente nenhuma outra Administração municipal ou distrital conseguiu obter contribuição profissional desta categoria.
Com a formação de leitores e sua coincidente transformação social, a Cátedra UNESCO atua no campus da PUC-Rio desde 2006 e congrega os corpos docentes e discentes dos departamentos de Letras, Artes e Design da instituição. Ela tem a missão de ser referência em leitura de múltiplas linguagens para países de fala portuguesa e pretende, futuramente, abranger seu alcance para países de língua espanhola.
Certamente, esta é uma grande conquista para a população, que receberá a ação planejada por uma instituição séria e especializada no assunto, reconhecida internacionalmente pela utilização de práticas que integram agentes e instituições para a articulação conjunta entre comunidades.