Conselho Regional de Biblioteconomia da 1ª Região

ATENDIMENTO SECRETARIA

(61) 98450-4291

ATENDIMENTO SECRETARIA

(61) 98450-4291

Congresso irá discutir em Brasília o impacto da gestão documental nos serviços públicos

ECMShow 2013Representantes de diversos órgãos importantes do governo se reúnem nos dias 14 e 15 deste mês para discutir e apresentar os caminhos que vêm sendo trilhados no campo da gestão documental, bem como os desafios frente à necessidade cada vez maior de organizar, gerenciar, compartilhar e recuperar informações e documentos de forma rápida, segura e transparente. Os debates vão ocorrer durante o Congresso de Gestão da Informação e Documentos Corporativos, que será realizado em Brasília, no Mercure Eixo Hotel, pelo terceiro ano consecutivo.
O setor público, assim com a iniciativa privada, busca aperfeiçoar seus serviços tanto interno como externo, reduzir custos e aumentar a transparência. Porém, o imenso volume de informação e documentos produzidos diariamente, em papel ou formato digital, e o surgimento de novas tecnologias têm desafiado o governo, que se debate com questões sobre como a digitalização deve ser aplicada e o que diz a legislação; quais os tipos de documentos podem ser descartados e qual a melhor forma de fazê-lo; como terceirizar a guarda de documentos; como trabalhar com as novas tecnologias e qual o melhor método de organizar e preservar os documentos. Com a promulgação da Lei de Acesso à Informação, em vigor há um ano, os desafios se tornaram ainda maiores na área pública.

 
O Judiciário, a Receita Federal, a Previdência Social e os ministérios das Minas e Energias e do Planejamento, porém, estão saindo na frente e mostrando como a gestão documental vem transformando seus serviços. A experiência desses órgãos, que será apresentada em palestras e mesas-redondas, revela avanços importantes nas atividades do dia-a-dia e no atendimento aos cidadãos. 
Na área da Justiça, por exemplo, a mobilidade já se tornou realidade. Para agilizar os trabalhos, os juízes acessam suas informações por meio de dispositivo móvel, cujos dados estão armazenados em nuvem, uma das tecnologias mais avançadas.
A Previdência Social e a Receita Federal são outros dois exemplos da importância da gestão documental no aperfeiçoamento dos serviços. O Ministério das Minas e Energia, por sua vez, implementou recentemente um projeto inédito em seu acervo físico, o primeiro em gestão documental nos seus 50 anos de história.
Para suportar o trabalho e as tecnologias que a gestão documental exige, a capacitação do profissional da informação é fundamental para o sucesso dos projetos. O tema também é um dos destaques do congresso e será discutido em mesa-redonda, com a participação de docentes da Universidade de Brasília (UNB) e integrantes do Tribunal de Contas da União (TCU) e do Banco Central (BC).
Além de compartilhar conhecimento com os congressistas, a conferência abre espaço gratuito para os visitantes, que poderão esclarecer dúvidas sobre projetos de digitalização, computação em nuvem, social business, big data e guarda de documentos, entre outros temas, com os palestrantes. O congresso também contará com uma exposição aberta ao público, na qual fornecedores de produtos e serviços vão apresentar as recentes novidades em gestão documental.
Agenda
Evento: Congresso de Gestão da Informação e Documentos Corporativos
Quando: 14 e 15 de maio
Local: Mercure Eixo Hotel – Shn Quadra 5, Bloco G – Asa Norte, Brasília – DF
Exposição: Acesso livre mediante inscrição antecipada no www.ecmshow.com.br

Abrir bate-papo
Olá 👋
Podemos ajudá-lo?