Conselho Regional de Biblioteconomia da 1ª Região

ATENDIMENTO SECRETARIA

(61) 98450-4291

TRANSPARÊNCIA

TRANSPARÊNCIA

CFB, FEBAB E IBICT devem participar do GT para rediscurtir o Depósito Legal

Além da Fundação Bibliotecas Nacional (FBN), devem participar do grupo de trabalho (GT) que rediscutirá a legislação do depósito legal o Conselho Federal de Biblioteconomia (CFB), o Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (IBICT), a Universidade de Brasília (UnB), a Câmara dos Deputados, a Biblioteca Nacional de Brasília (BNB), a Câmara Brasileira do Livro (CBL), a Federação Brasileira de Associações de Bibliotecários, Cientistas da Informação e Instituições (FEBAB) e um bibliotecário representante das bibliotecas públicas.
A informação foi divulgada neste sábado (8) pelo diretor do Departamento de Livro, Leitura, Literatura e Bibliotecas (DLLLB), Cristian Brayner, em sua conta no Facebook. Segundo ele, cada entidade deverá indicar um membro titular e um suplente para comporem o referido GT. “É importante esclarecer que a escolha dos indicados será feita, livremente, pelo titular da instituição, não havendo qualquer interferência por parte do DLLLB neste processo”, esclareceu Brayner.

Cristian Brayner, diretor do DLLLB. Foto: Chico de Paula

As informações foram divulgadas após um imbróglio envolvendo o MinC, DLLLB e servidores da FBN ocasionado pela entrevista concedida à Biblioo pela bibliotecária Luciana Grings, que é coordenadora de Serviços Bibliográficos da Biblioteca Nacional, setor responsável pelo depósito legal.  Grings foi afastada do GT no último dia 5 resultando numa carta de repúdio ao MinC assinada pelas Associações dos Servidos da Fundação Biblioteca Nacional (ASBN), do Iphan (ASPHAN) e da Funarte (ASSERTE).
De acordo com o diretor do DLLLB, a Amazon, nem qualquer outra empresa transnacional de comércio eletrônico, comporá o grupo de trabalho, o que, segundo ele, “não impede que alguma possa ser contatada, em função de sua expertise no tratamento de temas afetos ao GT, em especial questões envolvendo documentos digitais”. “Estou seguro de que o GT, composto por profissionais gabaritados e compromissados com a pauta, trará benefícios para toda a sociedade brasileira, apontando caminhos para que o depósito legal se aprimore em nosso país continental”, disse.
Fonte – Biblioo

Abrir bate-papo
Olá 👋
Podemos ajudá-lo?