Conselho Regional de Biblioteconomia da 1ª Região

ATENDIMENTO SECRETARIA

(61) 98450-4291

TRANSPARÊNCIA

TRANSPARÊNCIA

27 bibliotecas municipais estão fechadas em Mato Grosso

Lei obriga que cada município tenha pelo menos uma biblioteca, diz SEC. Em Várzea Grande e Santo Antônio do Leverger há unidades fechadas.

Aproximadamente 27 bibliotecas estão fechadas em Mato Grosso, de acordo com um mapeamento, ainda em andamento, feito pela Sistema de Bibliotecas Públicas, vinculado à Secretária Estadual de Cultura (SEC). Segundo informações da assessoria da SEC, os motivos são diversos e vão desde a falta de orçamento a bibliotecas instaladas em locais insalubres.

“Essas bibliotecas não podem ser fechadas. Deve haver pelo menos uma biblioteca pública em cada município, é uma lei”, disse a gerente de Livro e Leitura da SEC, Helena Maria da Costa.

Das unidades fechadas, duas ficam localizadas em Várzea Grande, na região metropolitana. Durante a visita foram feitas orientações no sentido de que as bibliotecas devem se adequar para voltar a atender a população. Uma biblioteca em Santo Antônio do Leverger, a 35 km de Cuiabá, também se encontra em processo de readequação.

Após a fiscalização e orientação, seis bibliotecas foram reabertas. “Essas unidades do interior geralmente fecham no processo de troca de gestão, por exemplo. Além da falta de bibliotecários e funcionários preparados para lidar com os livros”, disse a gerente. As visitas foram feitas em 54 das 154 bibliotecas cadastradas no sistema estadual. Em Cuiabá, todas as unidades municipais estão funcionando. Nove bibliotecas comunitárias estão cadastradas no sistema da SEC.

Fonte – G1

Abrir bate-papo
Olá 👋
Podemos ajudá-lo?