Conselho Regional de Biblioteconomia da 1ª Região

ATENDIMENTO SECRETARIA

(61) 98450-4291

TRANSPARÊNCIA

TRANSPARÊNCIA

Menino de 14 anos busca terminar biblioteca comunitária

A obra da biblioteca está quase pronta, mas está paralisada desde o final do ano passado

Foto - Sandra Carvalho / CMT
Foto – Sandra Carvalho / CMT

As dificuldades de estudar na escola pública no distrito de Bonsucesso, em Várzea Grande-MT, fizeram com que Jefferson Gabriel, 14 anos, tivesse a ideia de construir uma biblioteca na comunidade. Tudo começou quando o primo e ele tentaram fazer uma pesquisa em uma escola do distrito, porém não conseguiram por falta de um espaço dedicado a leitura.
“A escola estava em reforma e tinha uma sala de informática, mas não tinha profissionais no local e não podíamos usar. Assim que tive a ideia de construir uma biblioteca”, disse Jefferson. A obra da biblioteca está quase pronta, mas está paralisada desde o final do ano passado. “As obras estão paradas por falta de recursos. Tenho uma boa expectativa para a volta das obras, espero terminá-la até o final deste ano”, almeja o jovem.
Além disto, o menino se reuniu com alguns representantes do Governo do Estado que tentam viabilizar a continuação da obra. “Eles pediram para abrirmos uma associação, assim poderíamos ter recursos e também pediu para que minha avó passasse a parte do terreno onde está sendo construída a biblioteca para mim, está tudo na mão do Governo agora”, declarou.
A biblioteca terá capacidade para 2,5 mil livros. No momento, o menino tem seis mil periódicos. “Como não caberão todos, estamos fazendo uma triagem para colocarmos os que estão melhores”, falou. O local de estudo já tem nome (Biblioteca Comunitária Boaventura Ferreira Gomes), uma homenagem ao bisavô. A avó de Jefferson, Valdivina Ferreira, fala com muito orgulho do neto. “Fico feliz em ver ele tentando fazer a diferença, mesmo com todas as dificuldades, não desistiu” (sic), declarou.
Jefferson iniciou as obras com dinheiro de doações, uma delas foi feita pela apresentadora Xuxa Meneghel no valor de R$ 5 mil. “Quando me levaram ao local, disseram que uma pessoa ia ajudar quando vi era a Xuxa”, disse. Além da apresentadora o Batalhão de Operações Policiais Especiais (Bope) doou R$ 5 mil.
Foto – Sandra Carvalho / CMT

Apoios
A biblioteca Boaventura também recebe ajuda do Núcleo de Ações Voluntárias (NAV). Em parceria com algumas secretarias do Estado e voluntários, o NAV realiza ações para atender necessidades emergenciais de pessoas em situação de vulnerabilidade, com medidas que geram economicidade para o governo.
Doações de livros
Desde o início do seu desejo de construir a biblioteca, Jefferson vem arrecadando livros de todos os tipos: didáticos, literário, gibis, entre outros. Ao todo ele arrecadou seis mil livros, a maioria são livros didáticos. “No momento estou precisando de mais livros literários”, declarou. Para encontrar ele é só perguntar. “Aqui em Bonsucesso todos me conhecem, é só perguntar”, pontuou.

Fonte – Circuito MT

*Texto com adaptações

Abrir bate-papo
Olá 👋
Podemos ajudá-lo?