Conselho Regional de Biblioteconomia da 1ª Região

ATENDIMENTO SECRETARIA

(61) 98450-4291

TRANSPARÊNCIA

TRANSPARÊNCIA

Alunos da rede municipal participaram do lançamento de projeto de incentivo à leitura

O projeto visa incentivar o hábito da leitura por meio da visitação de bibliotecas e locais que fomentem à cultura e lazer

O lançamento do projeto “Caminhos do conhecimento”, uma iniciativa da Secretaria Municipal de Educação (SME) e das Bibliotecas Comunitárias “Saber com Sabor”, ocorreu nesta segunda (07) às 7h30, na Biblioteca comunitária “Saber com Sabor”, na Praça Clóvis Cardoso.

Nesta primeira edição, inserida na Semana do Estudante, contou com cerca de 50 estudantes do 5° ano da Escola Municipal de Educação Básica (Emeb) Ranulpho Paes Barros.

O projeto busca levar os estudantes até onde atividades como a leitura são oferecidas. Ele busca propiciar atividades de leitura, conhecimento, cultura, lazer e entretenimento às crianças, adolescentes e adultos das unidades educacionais da rede municipal, onde quer que elas estejam.

Para a diretora de ensino da Secretaria, Zileide Santos, o incentivo à leitura é fundamental para o processo de desenvolvimento e aprendizagem do estudante. “A Secretaria procura oferecer atividades diversas que colaboram para o aprendizado dos alunos da rede. E a leitura é a ferramenta primordial para abrir os horizontes das crianças”, explica. Já a coordenadora da rede de bibliotecas, Edvair Alves, está otimista com a iniciativa e explica que a parceria com a SME já vem rendendo frutos.

“Nós esperamos que ele [o projeto] possa alcançar os objetivos determinados dentro da sala de aula também. E que as crianças se tornem leitoras assíduas e tenham realmente prazer no ato da leitura e a consciência de que ler é importante”, frisou.

Confira a lista de a visitar as bibliotecas, durante a semana:

Emeb Ranulpho Paes Barros (Segunda-feira, 07.08)Emeb Maria da Glória de Souza (Terça-feira, 08.08)

Emeb Jesus Criança (Quarta-feira, 09.08)

Emeb Guilhermina de Figueiredo (Quinta-feira, 10.08)

Emeb Lenine de Campos Póvoas (Sexta-feira, 11.08)

A rede de bibliotecas

As Bibliotecas Municipais Comunitárias “Saber com Sabor” nasceram com o objetivo de criar espaços dinâmicos de Leitura, de Conhecimento, Cultura, Lazer, Entretenimento e principalmente de divulgação da cultura através de pessoas.

Os espaços das Bibliotecas Comunitárias “Saber com Sabor” são mantidos e gerenciados pela Secretaria Municipal de Educação de Cuiabá (SME) e possuem um acervo de aproximadamente 72 mil livros, na sua maioria proveniente de doações da população.  Ao todo, a rede possui seis bibliotecas “Saber com Sabor”, três pontos de leituras “Mais Saberes” e 32 bibliotecas dentro de escolas da rede do município.

Abrir bate-papo
Olá 👋
Podemos ajudá-lo?