Conselho Regional de Biblioteconomia da 1ª Região

ATENDIMENTO SECRETARIA

(61) 98450-4291

TRANSPARÊNCIA

TRANSPARÊNCIA

Estão abertas as inscrições de chapas para as eleições nos Conselhos Regionais de Biblioteconomia

Todos os bibliotecários são obrigados a votar, de acordo com a legislação

Anote na agenda: entre os dias 10 e 14 de novembro, está prevista a eleição para os conselhos regionais de biblioteconomia (CRBs). O pleito acontece nos 14 CRBs, e o voto é obrigatório para todos os bibliotecários regulares.
A vice-presidente do Conselho Federal de Biblioteconomia (CFB), Lucimar Oliveira Silva, ressalta a importância da formação de novas chapas para que, cada vez mais, haja renovação nos conselhos. “É importante que os bibliotecários se juntem e formem chapas para a eleição, pois uma disputa para o conselho traz renovação e melhorias para todos”.
As chapas são formadas com 12 a 15 candidatos a conselheiros efetivos e de três a seis conselheiros suplentes. A formação das chapas se dá até o dia 2 de outubro e todos os bibliotecários regulares podem se candidatar e buscar uma vaga no Conselho Regional de sua região. Outras informações podem ser conferidas no site do CFB: http://www.cfb.org.br/eleicao-nos-crb/
SERVIÇO
Quem pode votar?
O voto é obrigatório para todos os bibliotecários. Só poderão votar os bibliotecários que estiverem em dia com os compromissos junto ao Conselho Regional de Biblioteconomia de sua região. Aqueles que não estão em dia terão a possibilidade de conciliar os débitos e se regularizar para votar. Para isso, a orientação é procurar o CRB da região.
Quando será a eleição?
A votação ocorre nos dias 10 a 14 de novembro. O calendário da eleição pode ser conferido no site do CFB.
Qual o formato de votação?
Existem duas possibilidades para a realização do voto: caso em que apenas uma chapa esteja concorrendo, o voto é pela internet, no período de 10 a 14 de novembro. No entanto, se houver mais chapas, o voto é presencial nas sedes dos Conselhos Regionais, no dia 14 de novembro.
Quais cargos estão em disputa?
As chapas são formadas por 12 a 15 pessoas, que se eleitas serão Conselheiros Regionais. Na posse, os Conselheiros eleitos elegem a Diretoria formada por:

  • Presidente;
  • Vice-presidente;
  • Diretor técnico,
  • Diretor administrativo e
  • Diretor financeiro. 

Duração dos mandatos?
Os mandatos duram 3 anos.
Número estimado de eleitores?
A direção do CFB estima que 25 mil pessoas devem votar.
ANEXOS
OFÍCIO CIRCULAR 17ª CFB N. 019/2017
OFÍCIO CIRCULAR 17ª CFB N.021/2017
CALENDÁRIO DE ELEIÇÃO (atualizado)

Fonte – CFB

Abrir bate-papo
Olá 👋
Podemos ajudá-lo?