A biblioteca do IPEA – Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada promoveu no dia 21 de fevereiro de 2018 uma oficina de trabalho com o objetivo para repensar o molde das bibliotecas públicas para 2050. A oficina Bibliothinking 2050 é um projeto realizado especialmente com profissionais do ramo e reuniu representantes da área de biblioteconomia, da Administração Pública, professores e da comunidade. Por grupos foram apresentados propostas de melhorias e implementações para a biblioteca do século XXI. Os participantes realizaram atividades dentro do conceito de design thinking e debateram questões como ferramentas, o que precisa ser melhorado tanto na estrutura e órgãos, quanto nos autores da atividade.
O Presidente do CRB-1 – Fábio Cordeiro e as Conselheiras – Maíra Murrieta e Ana Jesuina Rabelo, participaram do evento. Fábio ressaltou a importância de encontros como este, pois repensar o contexto e a funcionalidade das bibliotecas é algo necessário nesse momento da profissão. “A equipe do Ipea desenvolveu uma ótima adaptação da metodologia de construção de cenários para nossa área. O convite para o CRB-1 contribuir nesse trabalho, como representante da classe, nos motivou inclusive a propor uma parceria que será estudada ao longo do ano. Queremos que essa experiência de sucesso seja expandida para outros Estados da jurisdição, seria nossa contribuição inovadora”. Fizeram-se presentes, também, as indicadas à condecoração com a Medalha Rubens Borba de Moraes – Honra ao Mérito Bibliotecário 2018, Sely Maria e Edilenice Passos.
Na avaliação dos participantes o Bibliothinking 2050 abre uma janela para a inovação, fazendo inclusive com que a biblioteca se molde de maneira a se tornar cada vez mais atrativa para o usuário. “É preciso romper com as barreiras físicas, até porque hoje vivemos em uma era digital, virtual. As tecnologias têm avançado e inovado, então nós bibliotecários também precisamos de adaptação, renovação. Começar esta nova inserção é de extrema importância”, disse Ana Jesuina.
O Bibliothinking 2050 dá continuidade às atividades de pesquisa do Ipea iniciados no ano de 2013 com o projeto “Biblioteca do Século XXI“, sendo aquele o terceiro da série. Essa continuação do projeto, em seu término, visa a publicação de um livro sobre as propostas apresentadas.
Lyzy Rayla – Ascom CRB-1