Conselho Regional de Biblioteconomia da 1ª Região

ATENDIMENTO SECRETARIA

(61) 98450-4291

TRANSPARÊNCIA

TRANSPARÊNCIA

CRB-1 participou da Oficina de trabalho Bibliothinking 2050

A biblioteca do IPEA – Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada promoveu no dia 21 de fevereiro de 2018 uma oficina de trabalho com o objetivo para repensar o molde das bibliotecas públicas para 2050. A oficina Bibliothinking 2050 é um projeto realizado especialmente com profissionais do ramo e reuniu representantes da área de biblioteconomia, da Administração Pública, professores e da comunidade. Por grupos foram apresentados propostas de melhorias e implementações para a biblioteca do século XXI. Os participantes realizaram atividades dentro do conceito de design thinking e debateram questões como ferramentas, o que precisa ser melhorado tanto na estrutura e órgãos, quanto nos autores da atividade.

O Presidente do CRB-1 – Fábio Cordeiro e as Conselheiras – Maíra Murrieta e Ana Jesuina Rabelo, participaram do evento. Fábio ressaltou a importância de encontros como este, pois repensar o contexto e a funcionalidade das bibliotecas é algo necessário nesse momento da profissão. “A equipe do Ipea desenvolveu uma ótima adaptação da metodologia de construção de cenários para nossa área. O convite para o CRB-1 contribuir nesse trabalho, como representante da classe, nos motivou inclusive a propor uma parceria que será estudada ao longo do ano. Queremos que essa experiência de sucesso seja expandida para outros Estados da jurisdição, seria nossa contribuição inovadora”. Fizeram-se presentes, também, as indicadas à condecoração com a Medalha Rubens Borba de Moraes – Honra ao Mérito Bibliotecário 2018, Sely Maria e Edilenice Passos.

Na avaliação dos participantes o Bibliothinking 2050 abre uma janela para a inovação, fazendo inclusive com que a biblioteca se molde de maneira a se tornar cada vez mais atrativa para o usuário. “É preciso romper com as barreiras físicas, até porque hoje vivemos em uma era digital, virtual. As tecnologias têm avançado e inovado, então nós bibliotecários também precisamos de adaptação, renovação. Começar esta nova inserção é de extrema importância”, disse Ana Jesuina.

O Bibliothinking 2050 dá continuidade às atividades de pesquisa do Ipea  iniciados no ano de 2013 com o projeto “Biblioteca do Século XXI“, sendo aquele o terceiro da série. Essa continuação do projeto, em seu término, visa a publicação de um livro sobre as propostas apresentadas.

Lyzy Rayla – Ascom CRB-1

Abrir bate-papo
Olá 👋
Podemos ajudá-lo?