Conselho Regional de Biblioteconomia da 1ª Região

ATENDIMENTO SECRETARIA

(61) 98450-4291

TRANSPARÊNCIA

TRANSPARÊNCIA

CRB-1 solicita retificação em editais de concursos em GO e MT

O Conselho Regional de Biblioteconomia (CRB-1) notificou a Universidade Federal de Goiás (UFG) e a Secretaria de Estado de Ciência e Tecnologia (SECITEC) do Estado de Mato Grosso. Ambas devido à constatação de necessidades de adequação nos editais de seus certames.

Em Goiás o concurso público para provimento de cargos do quadro de pessoal Técnico-Administrativo em Educação da UFG disponibiliza vaga de Bibliotecário/Documentalista, com a exigência de Curso Superior em Biblioteconomia ou Ciências da Informação. Porém o portador de diploma no Curso Superior de Ciências da Informação não se encontra habilitado a exercer as atividades privativas do citado cargo. Assim sendo e seguindo o que regulamenta a lei, o CRB-1 solicitou a retificação do edital, onde deve ser retirado o requisito de Curso Superior em Ciências da Informação.

No Estado de Mato Grosso foi publicado edital com vaga para Técnico Administrativo Educacional (Nível Superior) com graduação em Biblioteconomia sem a exigência do registro profissional no CRB-1. Além de o conteúdo programático das provas não apresentar conteúdo específico para as diferentes áreas ofertadas.

As instituições foram informadas sobre a necessidade de inclusão da obrigatoriedade de registro profissional no Conselho, conforme a Lei. O CRB-1 deu um prazo de 15 dias para a devida modificação no edital.

Lyzy Rayla – Ascom CRB-1

Abrir bate-papo
Olá 👋
Podemos ajudá-lo?