Conselho Regional de Biblioteconomia da 1ª Região

ATENDIMENTO SECRETARIA

(61) 98450-4291

TRANSPARÊNCIA

TRANSPARÊNCIA

Projeto RevitaBibliotecas é realizado no Estado de Mato Grosso

O projeto “RevitaBibliotecasMT teve início no ano de 2017 quando a bibliotecária e conselheira do CRB-1 – Waldineia Almeida – assumiu o cargo de coordenadora do Sistema Estadual de Bibliotecas de Mato Grosso (SEBP/MT). Devido à demanda de ofícios recebidos e fiscalizações promovidas em conjunto com o Conselho Regional de Biblioteconomia da Primeira Região (CRB-1), foi identificada a necessidade de conhecer a realidade das bibliotecas do Estado para saber a real destinação dos livros disponibilizados.

Segundo a Coordenadora os Municípios pediam muitos livros e após vistoria foi descoberto que algumas dessas bibliotecas estavam fechadas. “Quando ocorria a troca de gestão Municipal eles queriam livros para mostrar serviço, pois sabiam que o Sistema realiza a distribuição gratuita do material” lembra Waldineia. Então, de acordo com ela, foi formulada uma ação para que aqueles espaços abrissem e fossem realmente um espaço cultural e de convivência ativo, pois a maioria era como depósitos de livros. O projeto busca ressignificar o conceito de biblioteca, desde a organização do espaço físico, aos serviços que serão prestados a comunidade. Porém apesar das revitalizações, houve no início certa resistência dos Municípios que alegavam não ter verba para investir e nem o Estado. Então foi realizado um estudo para melhorar e fazer as revitalizações com baixo custo, inclusão social e acessibilidade. A Secretaria de estado de cultura de Mato Grosso está representada em 141 municípios por 154 bibliotecas públicas vinculada ao sistema estadual de bibliotecas de Mato Grosso SEBP/MT sendo uma estadual, 142 públicas municipais e 11 comunitárias.

A bibliotecária é a primeira profissional da categoria a assumir a coordenação do SEBP/MT e considera que foi uma das conquistas do CRB-1, que o cargo fosse ocupado por um profissional bibliotecário e foi devido ao trabalho efetivo do Conselho que se abriu essa oportunidade. Dentre as afirmações há a de que, atualmente, o sistema tem funcionando corretamente porque conta com um profissional bibliotecário – habilitado e especializado para poder administrar esse tipo de espaço – à frente. Essa ligação da profissão com o CRB-1 foi o que proporcionou a consciência das leis que regem a biblioteca e o profissional dentro do Estado e nos Municípios. E isso ajudou muito no desenvolvimento de um trabalho que nunca havia sido realizado na região. Waldineia enfatiza que é coordenadora do sistema, bibliotecária e conselheira, então para ela a parceria vai sempre existir, porque vai trabalhar sempre os dois lados. “Eu conheço os dois lados e sei que os dois lados, juntos, funcionam muito bem”. Neste contexto, o projeto RevitaBibliotecasMT no estado de Mato Grosso estimula através da informação possibilidades de crescimento pessoal, profissional e social.

Lyzy Rayla – Ascom CRB-1

Abrir bate-papo
Olá 👋
Podemos ajudá-lo?