Conselho Regional de Biblioteconomia da 1ª Região

ATENDIMENTO SECRETARIA

(61) 98450-4291

ATENDIMENTO SECRETARIA

(61) 98450-4291

Nota de Repúdio do CRB-1 contra fake news

FAKE NEWS NAS ELEIÇÕES BRASILEIRAS

Neste ano, o processo eleitoral no país tem sido marcado por uma forte onda de notícias falsas, em especial nas mídias sociais. Intituladas de fake news, elas têm resultado em situações extremamente danosas para as pessoas e as instituições, desde agressões verbais a físicas, chegando nos casos mais extremos a assassinatos.

Sabendo que não há liberdade para o exercício da cidadania em um ambiente virtual manipulado, o CRB-1 rechaça todas as práticas envolvendo notícias falsas ou incitação à violação dos direitos humanos, e convida todos os bibliotecários a combaterem-nas, adotando as cinco medidas abaixo:

Considere onde a informação foi publicada. Isso diz muito se a intenção é te informar ou iludir. Leia o texto inteiro antes de compartilhar. O título pode ser enganador. Confronte a informação com outras fontes e cheque a data. Não corra o risco de compartilhar mentiras requentadas e já desmentidas.

Pesquise quem são os autores. Texto sem dono pode ser um sinal de embuste. Use a biblioteca como fonte segura de informação. O bibliotecário é o profissional habilitado para desmascarar informações propositalmente falsas e enganosas.

Estamos seguros que o bibliotecário é agente essencial no combate a desinformação, responsável por evitar ações enganosas, pois se preocupa com a veracidade do conteúdo produzido e disseminado, e parte importante no aprimoramento efetivo da democracia brasileira.

Conselho Regional de Biblioteconomia, CRB-1, 18ª Gestão

Abrir bate-papo
Olá 👋
Podemos ajudá-lo?