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TRANSPARÊNCIA

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11 e 12 de março / Bibliotecas : diálogos para mudança

PROGRAMAÇÃO

11 de março – Senado Federal (Auditório Interlegis)

09h00 Conferência IFLA LAC
Bibliotecas: diálogos para mudança – Glória Pérez-Salmeron, Marlova Jovchelovitch Noleto, Eugenio Bucci
14h00 Mesa Redonda: A IFLA LAC e seu papel como agente de mudanças na área da información en América Latina
– Luciana Grings, Ana Maria Talavera, Miguel Viciedo e Alejandra Velez
17h00 Palestra especial sobre a Divisão V da IFLA – Sueli Mara Soares Pinto Ferreira

  Inscrições

12 de março – Senado Federal (Auditório Interlegis)

09h00 Bibliotecas: diálogos para mudança: papel das bibliotecas como promotoras de mudanças – Mesa de abertura com autoridades
Palestra com Prof. Marco Lucchesi
14h00 Bibliotecas: diálogos para mudança: papel das bibliotecas como promotoras de mudanças
Bibliotecas Escolares – Marília Abreu Paiva
Perspectivas em EAD – Célia Regina Simonetti
Perspectiva da sociedade civil organizada – Gilvanedja Mendes
17h30 Encerramento com coral da Câmara e Senado

  Inscrições 

19h30 Jantar comemorativo aos 65 anos do IBICT, ao dia dos Bibliotecários e em homenagem aos membros do IFLA LAC
Cerimônia de entrega da medalha Rubens Borba de Morais pelo Conselho Regional de Biblioteconomia da 1a. Região e Menções honrosas a profissionais da área de Ciência da Informação pela ABDF.   Participe !.

WORKSHOPS E PALESTRAS

13/03 – 10h00 – Biblioteconomia Social em Mato Grosso: boas práticas da parceria Secretaria Estadual de Cultura, Esporte e Lazer e CRB1 na valorização do profissional pela sociedade – Waldinéia Ribeiro de Almeida.
Local: Auditório do Interlegis – Senado Federal
120 vagas   Inscrições 

Apresentar a experiência da coordenação do sistema estadual de bibliotecas públicas de Mato grosso (SEBP/MT) nas boas práticas da parceria Secretaria Estadual de Cultura, Esporte e Lazer e CRB1 na valorização do profissional pela sociedade, objetivando garantir a funcionalidade adequada das bibliotecas públicas do estado com a participação da sociedade na construção de políticas públicas sustentáveis. Principais tópicos a serem apresentados: diagnóstico situacional das Bibliotecas Públicas no estado; Identificação dos serviços prestados a sociedade; Projeto RevitaBiblioteca; Gestão participativa; Práticas inovadoras; Resultados; Recomendações finais.


13/03 – 14h00 – Avaliação e seleção dos acervos das bibliotecas da Embrapa: apresentação do mapeamento do processo e critérios orientadores – Alessandra Rodrigues da Silva
Local: Auditório do Interlegis – Senado Federal
120 vagas  Inscrições 

Apresentar a experiência da coordenação e dos integrantes do Sistema Embrapa de Bibliotecas no estudo do processo de avaliação e seleção dos acervos das bibliotecas da Empresa, com a finalidade de construir um documento orientador para que todas as equipes o realizem de forma simultânea e priorizando a memória da instituição. Principais tópicos a serem apresentados: O que é avaliação e seleção de acervos; Porque avaliar; Normativos e diretrizes; Mapas e tipologias documentais; Critérios; Documentos de apoio; Recomendações finais.


14/03 – 09h00 – O 4º Plano de Ação Nacional para Governo Aberto como Plataforma para o Avanço da Ciência Aberta no Brasil – Patricia Rocha Bello Bertin, Maira Murrieta Costa, Adriano Amaral e Luana Farias Sales.
Local: Embrapa Recursos Genéticos – Parque Estação Biológica – PqEB – Av. W5 Norte (final)
196 vagas  Inscrições 

O objetivo do workshop é explorar as conexões existentes entre os movimentos de ‘Governo Aberto’ e ‘Ciência Aberta’ (na medida em que a maior parte da ciência global é conduzida por universidades públicas e entidades governamentais) e relatar a construção participativa do Compromisso 3 do 4o Plano de Ação Nacional para Governo Aberto, coordenado pela Embrapa juntamente com parceiros do Governo e da sociedade civil. Entre os tópicos a serem abordados, estão: dados abertos governamentais; marco regulatório do Governo Aberto; a Parceria para Governo Aberto (Open Government Partnership); o paradigma científico tradicional e a Ciência Aberta; dados de pesquisa; a construção e execução do 4º Plano de Ação Nacional em Governo Aberto; e considerações finais.


15/03 – 09h00 – Acervos em rede e memória em tempos de cultura digital: experiências e desafios do projeto Tainacan – Dalton Lopes Martins
Local: Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, Bloco R, Auditório
100 vagas  Inscrições 

Nos tempos atuais, permeados por novas práticas de sociabilidade em rede, a cultura digital adquire importância transversal nas diversas áreas de conhecimento, influenciando os modos de se fazer e viver a cultura. Interagir com esse universo, não diz apenas respeito aos seus aspectos tecnológicos, mas, sobretudo, às diferentes maneiras de se pensar os processos de documentação, catalogação, indexação e as novas maneiras de produzir uma documentação que se faz em rede e pela rede. As novas práticas de curadoria, a importância da dimensão semântica, a colaboração na produção de padrões de metadados, ontologias e vocabulários controlados são resignificados por essa cultura emergente e pedem novos espaços de elaboração aos profissionais da área. A apresentação trará uma reflexão sobre a temática a luz da experiência e desafios vivenciados no âmbito do projeto Tainacan (software de repositório digital baseado na plataforma WordPress).


20/03 – 14h00 – Teoria e prática da Bibliografia – Raphael Cavalcante, Judite Martins
Local: Universidade de Brasília, Auditório Biblioteca Central (BCE)
20 vagas  Inscrições 

  • A Arte da Bibliografia: introdução aos principais conceitos da área;
  • A experiência da Câmara dos Deputados na elaboração de Bibliografias;
  • Elaboração de projetos de Bibliografia pelos participantes.

21/03 – 09h00 – Inovações disruptivas na Biblioteconomia – Simone Bastos, Tainá Assis, Claudio Gottschalg-Duque
Local: Ipea – Setor Bancário Sul, Quadra 1, Edifício BNDES, Auditório Divonzir Gusso.
100 vagas  Inscrições 

As bibliotecas atualmente vivem em um contexto onde inovar deixou de ser uma questão de escolha e passou a ser uma questão de sobrevivência. Nesse evento, os participantes são convidados para um bate-papo sobre a importância da inovação para as bibliotecas, onde serão apresentados exemplos bem-sucedidos de inovação como forma de incentivar que os bibliotecários comecem a pensar de forma disruptiva.


21/03 – 10h30 – Bibliothinking 2050: Cenários futuros para as bibliotecas da Administração Pública – Elaine Coutinho, Jhonathan Santos, Lúcia Lemos
Local: Ipea – Setor Bancário Sul, Quadra 1, Edifício BNDES, Auditório Divonzir Gusso.
100 vagas  Inscrições 

A sua biblioteca faz planejamento de longo prazo? E você, bibliotecário, já fez seu próprio plano de carreira profissional? Pensar sobre o futuro é uma atividade estratégica. O Bibliothinkg 2050 é um projeto institucional do Ipea que visa à construção de cenários prospectivos para as bibliotecas da Administração Pública Federal, de modo a criar ações que as posicionem estrategicamente a longo prazo. A desvalorização e fechamento dessas bibliotecas implica na desvalorização da memória do país e na falta de gestão da informação em muitas instituições, prejudicando assim a eficiência do Estado. Nessa oficina, os participantes são convidados a contribuir com a reflexão sobre o futuro das bibliotecas e dos bibliotecários, por meio de atividades de brainstorming e de design thinking. Os participantes serão atualizados a respeito de todas as etapas que já foram concluídas no projeto Bibliothinking 2050 e poderão contribuir com as etapas finais de construção dos cenários.


22/03 – 14h00 – Do componedor ao computador: a arte de fazer livros entre dois séculos – Briquet de Lemos
Organização: ABDF e Biblioteca do Ministério da Justiça
Local: Auditório do Ministério da Justiça
Coffee break oferecido por Bibliotheca Sistemas do Brasil
120 vagas  Inscrições 

Visão prática e crítica sobre a experiência de editar livros na era da tipografia, manual e mecânica, e na era da tipografia digital.


26/03 – 14h30 – A inteligência artificial aplicada às bibliotecas – Dalton Lopes, Giuliano Ferreira, Luciana Oliveira, José Ronaldo Vieira
Organização: GIDJ-DF, ABDF, STJ, TJDFT TCU e CJF. Apoio: Vlex
Local: Auditório Ministro Pereira Lira – Edifício Sede do TCU
200 vagas  Inscrições 

Apresentar aos participantes um panorama geral da inteligência artificial e sua aplicabilidade nos serviços e produtos oferecidos pela Biblioteca bem como em suas tarefas e processos.


28/03 – 08h30 – Lançamento do Grupo de Trabalho de Bibliotecas Públicas – Jefferson Higino Dantas e Cristian Brayner
Organização: Grupo de Trabalho de Bibliotecas Públicas da ABDF
Local: Biblioteca Nacional
90 vagas Inscrições 

Lançamento do Grupo de Trabalho de Bibliotecas Públicas da ABDF: o grupo se propõe a contribuir com a criação de políticas efetivas em parceria com o Poder Executivo e demais agentes sociais da área do livro e da leitura.


29/03 – 08h30 – Gestão da informação em saúde – Fabíola Sulpino, Jhonathan Santos, Diego González, Sueli Mitiko, Carmem Abdala, Simone Bastos, Beatriz Pinheiro, Socorro Gross Galiano
Local: Ipea – Setor Bancário Sul, Quadra 1, Edifício BNDES, Auditório Divonzir Gusso
100 vagas  Inscrições 

Esse evento trará a discussão a respeito da importância das bibliotecas nas atividades de gestão da informação e do conhecimento como suporte ao trabalho dos técnicos e dos gestores públicos na área de saúde. O evento será formado por mesas onde estarão presentes bibliotecários, gestores e pesquisadores do Centro Latino-americano e do Caribe de Informação em Ciências da Saúde (Bireme/Opas/OMS), do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), da Universidade de Brasília (UnB), do Ministério da Saúde (MS) do Tribunal de contas da União (TCU). Durante a parte da manhã, serão apresentados os trabalhos realizados pela Bireme em gestão da informação e pelo Ipea na produção de conhecimento na área da saúde. Também será discutida a relevância do uso das evidências técnico-científicas na tomada de decisão na área de saúde. Na parte da tarde, haverá uma discussão sobre a importância da biblioteca e das atividades de gestão da informação e do conhecimento na administração pública. Ao final do evento, será lançada a publicação com os resultados do projeto de interoperabilidade “Indexação da Produção em Saúde do Ipea à Base de Dados Literatura Latino-Americana e do Caribe de Informação em Ciências da Saúde (Lilacs)”.


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