Conselho Regional de Biblioteconomia da 1ª Região

ATENDIMENTO SECRETARIA

(61) 98450-4291

TRANSPARÊNCIA

TRANSPARÊNCIA

Pega na mentira

Pega na mentira

As águas de março não estão de brincadeira, o que não se pode brincar, aliás, é muito grave e por muitas vezes são as Fake News (as fofocas de outros tempos). Nós que lapidamos a informação e agregamos valores, todo cuidado é pouco. Muitas vezes pode passar despercebida a Fake News, como por exemplo o nosso tremendão Erasmo Carlos brinca:

Zico tá no Vasco, com Pelé
Minas importou do Rio, a maré
Beijei o beijoqueiro na televisão
Acabou-se a inflação
Barato é o marido da barata
Amazônia preza a sua mata
Tá Tá Tá…
 
Pega na mentira
Pega na mentira
Corta o rabo dela
Pisa em cima
Bate nela
Pega na mentira...


Mas nem sempre é uma brincadeira inofensiva. Fake News são notícias falsas publicadas por veículos de comunicação como se fossem informações reais. Esse tipo de texto, em sua maior parte, é feito e divulgado com o objetivo de legitimar um ponto de vista ou prejudicar uma pessoa ou grupo (geralmente figuras públicas). Têm um grande poder viral, isto é, espalham-se rapidamente. As informações falsas apelam para o emocional do leitor/espectador, fazendo com que as pessoas consumam o material “noticioso” sem confirmar se é verdade seu conteúdo. Tudo começou quando: em 2016 com a corrida presidencial dos Estados Unidos, época em que conteúdos falsos sobre a candidata Hillary Clinton foram compartilhados de forma intensa pelos eleitores de Donald Trump. (Não creia em tudo que se lê).

Como funcionam as Fake News? A produção e veiculação de Fake News constituem um verdadeiro mercado, Esse universo é alimentado por pessoas de grande influência, geralmente políticos em campanha eleitoral, que contratam equipes especializadas nesse tipo de conteúdo viral. Ou seja, tem sempre uma equipe do “mal” pronta para disseminar informações mais falsas que a nota de R$3,00. Nós da Liga da Informação devemos combater o mal sempre buscando a veracidade e derrubando as ideias da velha mentira, a nova Fake News.

news-2094390_1280

Outra característica das Fake News é a utilização de montagens em vídeos e imagens. O usuário da internet é muito visual, por isso, uma foto manipulada ou fora de contexto pode ser facilmente divulgada como verdadeira.

Manipulação de imagens: existe há muito tempo. Um exemplo é a intervenção em fotos oficiais do regime soviético, em meados do século XX. Uma foto de Stalin, em 1926, passou por duas alterações para excluir os inimigos políticos. No Brasil, a manipulação de imagens intensificou-se em tempos de eleição. Em 2018, por exemplo, pessoas trocaram os números de candidatos em suas propagandas partidárias, induzindo o eleitor ao erro.

Consequências das Fake News

Divulgar Fake News é um ato muito perigoso. Compartilhar informações falsas, fotos e vídeos manipulados e publicações duvidosas pode trazer riscos para a saúde pública, incentivar o preconceito e resultar em mortes.Mas para esse veneno do século XXI, encontramos um antídoto: então confie no Bibliotecário, ele poderá melhor trabalhar na busca da verdade, então usuário, veja esse conselho: identifique a notícia falsa e não compartilhe conteúdo duvidoso. Agências de jornalismo especializado são uma ferramenta útil para saber se um conteúdo é Fake News ou não. A Agência Lupa é uma criação da Revista Piauí com a Fundação Getúlio Vargas e com a rede Um Brasil. Lançada em 2015, o site analisa conteúdo nacional e internacional e classifica-os em: verdadeiro.
Como diz a sabedoria dos antepassados, mentira (Fake News ) tem pernas curtas.


See you♥♥

Ana Karina Fraga ♥ Bibliotecária e Cronista ♥ CRB1 – 1887

(aquela pesquisa marota: Por Lorraine Vilela Campos / Equipe Brasil Escola https://brasilescola.uol.com.br/curiosidades/o-que-sao-fake-news.htm;

 

Abrir bate-papo
Olá 👋
Podemos ajudá-lo?