Pode entrar? Prazer sou a Biblioteca
Sexta-feira e essa chuvinha que caí lá fora convida para um lugar para ler um livro enquanto saboreia um chocolate quente, pode ser a cena de um filme ou simplesmente o início de um romance e quem não gosta não é mesmo?
Quando se pensa em livro vem a mente o que? Livrarias (quase extintas) e claro Bibliotecas(imortais), elas abarcam conhecimento de inúmeras formas e conteúdos, transbordam saber e respostas para inúmeras dúvidas. Engana-se quem pensa que é um lugar quase sem vida, vegetativo, não sabe de nada inocente.
Você quer aprender uma língua nova? Prazer siga-me até a estante de línguas estrangeiras e livros didáticos, ah sua praia é faça você mesmo, já deu uma olhada em artesanato ou artes? Ah és um cientista renomado, pode chegar ali nas Ciências, e se encontrar algo, por favor, acabe logo com a minha Renite alérgica, bibliotecário sofre. Ainda dizem que as Bibliotecas são assim tão taciturnas silenciosas, não imaginam como funcionam os bastidores de uma.
Por isso nada mais justo que ter um dia só para estrela do saber, então o parabéns, a comemoração acontece:
Um Decreto brasileiro datado de 09 de abril de 1980 instituiu no país a Semana Nacional do Livro e da Biblioteca, bem como o Dia do Bibliotecário. Por este motivo, o dia 09/04 é conhecido como o Dia da Biblioteca. Em caráter de curiosidade, a Semana Nacional do Livro e da Biblioteca é comemorada de 23 a 29 de outubro, e o Dia do Bibliotecário foi determinado para o dia 12 de março: data de nascimento do publicitário, escritor e poeta cearense Manuel Bastos Tigre, que exerceu a função de bibliotecário por 40 anos, sendo considerado o primeiro bibliotecário por concurso do Brasil.
Ana Karina Fraga ♥ Bibliotecária e Cronista ♥ CRB1 – 1887