Conselho Regional de Biblioteconomia da 1ª Região

ATENDIMENTO SECRETARIA

(61) 98450-4291

TRANSPARÊNCIA

TRANSPARÊNCIA

Clube de Leitura – Um lugar para ler um livro

Clube de Leitura – Um lugar para ler um livro

Bom dia Sol! Mas cadê o Astro Rei? E as folhas caem, o vento modo Frozen ligado. E como diria Djavan: Um dia frio; um bom lugar pra ler um livro. Ah numa biblioteca, mas não solitariamente e sim cercado de inúmeras opiniões, dúvidas, certezas. Falo de compartilhar, algo tão distante em tempos modernos, sim leitura em grupo, lhes apresento Clube de Leitura, que tal? O convite foi feito, basta se render a paixão pelos livros.

A ideia lhe agrada? Que tal aí na Biblioteca, no Centro de Documentação que você Bibliotecário passa horas ter um Clube do Livro ou Clube de Leitura? Vamos divulgar essa oportunidade de incentivar a leitura e ter mais chance de interação entre os leitores.

pexels-photo-415078

Mas como se dá esse projeto? Veja como elaborar o Clube:
Tipologia também é vista por aqui:

Acadêmico: se concentra em aspectos como o significado, e enredo, e as personagens da obra;

Social: discute a história e os sentimentos que a leitura provoca, às vezes a conversa pode se afastar da temática do livro, mas isso não é um problema. 0

Quantos participantes? Reuniões físicas do Clube é bom pensar num quantitativo que tal de oito à dezesseis membros, não é grande demais, mais ainda é o suficiente para o encontro acontecer se alguns faltarem.

Criação – Clube

As pessoas podem ser amigos, frequentadores da biblioteca, neste momento, pode-se usar a ferramenta do Estudo dos Usuários e se descobrir o público de leitores.
O convite para participar do Clube pode ser feito pessoalmente ou por e-mail.

Duração das reuniões

Uma hora é um bom começo. Mas tarde, talvez uma hora ou duas horas sejam uma duração mais adequada se o grupo crescer. Não passar de duas horas, pois talvez as pessoas não estejam dispostas ou não possam comparecer a encontros mais longos.

Pesquisa

Mande e-mail ou mensagem para os participantes ou possíveis perguntando quais livros estão lendo e que datas e horários seriam melhores para os encontros. Para que você possa começar a fazer planos concretos, peça para que respondam até determinado dia.

coffee-cup-books-home

Primeiro Livro

Depois de colher informações sobre o que os membros estão lendo, escolha um livro. Procure uma obra que esteja dentro das preferências dos participantes e que seja mais ou menos conhecida.

1º Encontro

Depois de todas as informações recebidas, defina data, hora e local do primeiro encontro do Clube. Marque a data com pelo menos de 3 a 4 semanas. Envie mensagens uma semana antes da reunião para recordar os membros.

Reunião

Faça um jogo para quebrar o gelo no começo da reunião, a menos que todos os membros já se conheçam, começar o encontro com um jogo é algo útil. Ele vai fazer com que todos se sintam mais relaxados e criar uma atmosfera, mais favorável para uma discussão aberta.
Exemplos: Você pode pedir para cada um diga os títulos dos três livros que mais gosta.

Junte as pessoas em grupos e peça para que elas façam perguntas sobre as preferências literárias uma das outras.
*Faça uma lista com cerca de cinco livro e leve para reunião. Procure na Internet ou peça recomendações de livros na biblioteca. Deixe que todos discutam e votem no livro a ser lido para a próxima reunião. Depois de decidirem, deixa que todos conversem para se conhecerem e discutirem seus gostos literários.

Ai o projeto elaborado com êxito vem à mente o seguinte pensamento: e se não vier um número condizente de leitores? Por amor ao Vocabulário Controlado, siga essa dica mais valiosa que Swarovisk: Não se preocupe se a primeira reunião não tiver muita gente. Isso é normal, e é provável que o grupo cresça com o tempo.

Alguns autores estão dispostos a aparecerem. Se possível, mande um e-mail para o autor do livro e pergunte sobre essa possibilidade.

Então Djavan, já encontrei um lugar para ler um livro: no Clube de Leitura.
Ah eu já tenho o meu e você não vai participar? Não acredito.

See you ♥♥

Bibliotecária e Cronista Ana Karina Fraga / CRB-1 1887


(Mesmo no modo Frozen ela está presente, pesquisa marota:https://pt.wikihow.com/Come%C3%A7ar-um-Clube-do-Livro

Abrir bate-papo
Olá 👋
Podemos ajudá-lo?