Conselho Regional de Biblioteconomia da 1ª Região

ATENDIMENTO SECRETARIA

(61) 98450-4291

TRANSPARÊNCIA

TRANSPARÊNCIA

Informação + Conhecimento = Ciência da Informação

Informação + Conhecimento = Ciência da Informação

Parece ser uma receita de um programa de culinária ou uma fórmula de estudo da nossa amiga Estatística, mas calma, estamos falando de uma Ciência não exata. Lembra muito a fórmula de uma porção mágica, quando o assunto é Ciência da Informação. O resultado da junção de ingredientes, que começa: com uma pitada de informação (conhecimento inscrito (registrado) em forma escrita (impressa ou digital), oral ou audiovisual, em um suporte) e com valor agregado (nosso tempero)) e o documento.

Doc é o termo genérico que designa os objetos portadores de informação, podendo ser em papel ou eletronicamente falando, é o produto da comunicação, está quase pronta nossa receita.

Assim como num filme de encantamentos e mágicas informação e conhecimento dão forma a Ciência da Informação:

“CI é a disciplina que investiga as propriedades e o comportamento da informação, as forças que governam seu fluxo, e os meios de processá-la para otimizar sua acessibilidade e uso. A CI está ligada ao corpo de conhecimentos relativos à origem, coleta, organização, estocagem, recuperação, interpretação, transmissão, transformação e uso de informação…”

E como num passe de mágica a nossa fórmula está pronta, algo de despertar curiosidade em “magos e fadas” de outros séculos. Ciência que transforma passado, muda o presente e constrói o futuro. Essa é a nossa Ciência a da Informação. Porção mágica pronta então já está na hora de fazer um experimento abrindo o nosso livro mágico chamado Tesauros.

See you ♥♥

Bibliotecária e Cronista Ana Karina Fraga – CRB 1887


(Pesquisa marota e mágica: Perspec. Ci. Inf., Belo Horizonte, v. 1, n. 1, p. 41-62, jan./jun. 1996; Le Coadic, Yves François. A Ciência da Informação.)

Abrir bate-papo
Olá 👋
Podemos ajudá-lo?