Conselho Regional de Biblioteconomia da 1ª Região

ATENDIMENTO SECRETARIA

(61) 98450-4291

TRANSPARÊNCIA

TRANSPARÊNCIA

CRB-1 em ação!

CRB-1 em ação: atenção redobrada para exonerações e nomeações indevidas na BNB

O Conselho Regional de Biblioteconomia – CRB da 1ª Região está acompanhando o desenrolar de uma crise na Biblioteca Nacional de Brasília – BNB, que culminou hoje com a exoneração de bibliotecários em cargos de chefia com atividade privativa da profissão em detrimento de nomeações meramente políticas.

Sempre primando pela oferta dos melhores serviços aos seus usuários, os servidores da Biblioteca Nacional de Brasília têm se esforçado ao máximo para manter os serviços da BNB, mesmo durante o período das obras no edifício sede, de forma responsável e primando pela melhor técnica.

Servidores do BNB
Servidores do BNB

Para reabertura do terceiro andar aos usuários, após quase 3 meses de intervenções, foi realizada uma força tarefa para deslocar acervo e mobiliário, de forma a minimizar transtornos aos usuários.

Pois, justamente no dia da reabertura do espaço, todos foram surpreendidos com exonerações de servidores de carreira, bibliotecários que ocupavam cargos técnicos cuja exigência para tal é ser bacharel em biblioteconomia em substituição por pessoas sem conhecimento e formação específica na área.

O Presidente do CRB-1, Fabio Cordeiro, compareceu à BNB em apoio aos servidores, em especial das bibliotecárias indevidamente exoneradas, e conversou também com o Secretário Executivo, Cristiano Vasconcelos, para que fosse dada prioridade ao caso delas para que não ocorra violação da legislação bibliotecária na maior biblioteca pública do DF.

O CRB defende que cargos que exigem competência técnica e científica sejam ocupados por pessoas devidamente qualificadas para tal e para isso protocolou no Gabinete do Secretário de Cultura um ofício solicitando que os cargos em questão sejam ocupados por Bibliotecários, conforme preconiza a legislação.

Nota de: Marmenha Rosário e Fábio Cordeiro.

#crb1regiao #CRB1oficial #bibliotecários #crb1emação

Abrir bate-papo
Olá 👋
Podemos ajudá-lo?