Conselho Regional de Biblioteconomia da 1ª Região

ATENDIMENTO SECRETARIA

(61) 98450-4291

TRANSPARÊNCIA

TRANSPARÊNCIA

Diga-me qual a Fonte de Informação e eu te digo se pesquiso!!!

Diga-me qual a Fonte de Informação e eu te digo se pesquiso!!!

Sexta-feira e engana-se quem pensa que a informação tira folga, sai mais cedo para o happy hour com a documentação, conhecimento está à disposição a toda hora. Tem pesquisa também na sexta-feira. Só muda a forma de buscar informação.

Por exemplo, um levantamento sobre a música brasileira, a nossa MPB, como seria realizada? O resultado é vasto, por isso usamos fontes de informação. Como assim? São os meios utilizados para equacionar problemas informacionais estabelecidos pelo esforço de converter as necessidades em resultados práticos através das diversas formas de conhecimento.

https://www.goncalosimoes.net/index.php/tic

Engana-se quem pensa que sempre tudo foi pesquisado no Google. Nos tempos áureos das décadas 70/80, quando a professora passava trabalho escolar, os estudantes corriam para as Enciclopédias (quem não sonhou com a coleção completa da Barsa? Quem??? A tia distante da Wikipédia). Outra máxima da pesquisa dos anos 80, procura no pai dos burros (olha o bullying !!!! Estamos falando do Dicionário ). Nessa Fonte Informacional encontra-se significado, sinônimo e demais itens da nossa língua.

Aquele cantor predileto, ou personalidade nacional ou internacional tem sua vida compactada numa Biografia, ou Fonte Biográfica. Informação numa manchete, Jornal também serve como um referencial, temos versão raiz (impressa) e nutella (online).

Engana-se quem pensa que cultura de massa não pode conter informação, Televisão também pode abarcar conhecimento.

Na linha Três Mosquiteiros, não poderiam faltar nesta tríade informacional a Biblioteca, Arquivo e o Museu, é só escolher como abastecer e agregar valor ao documento.

Mas no Top Trend da informação quem não sai da mente dos usuários na hora da pesquisa é a Internet. Ao digitar WWW, um mundo se abre e todas as fontes de informação imprensas também têm suas versões online e disponíveis com maior celeridade.

Então já escolheu sua Fonte de Informação? A minha é??? Só pesquisando para saber..

See you ♥♥

Bibliotecária e Cronista Ana Karina Fraga/ CRB-1 – 1887


(Vem cá me joga no Google e me chama de pesquisa marota: https://www.biblioteconomiadigital.com.br/2012/02/fontes-de-informacao-conceitos-e-tipos.html;

CAMPELLO, Bernadete Santos; CALDEIRA, Paulo da Terra (org). Introdução às fontes de informação. –2º ed.—Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2008. (Coleção Ciência da Informação; v.1).)

Abrir bate-papo
Olá 👋
Podemos ajudá-lo?