Conselho Regional de Biblioteconomia da 1ª Região

ATENDIMENTO SECRETARIA

(61) 98450-4291

ATENDIMENTO SECRETARIA

(61) 98450-4291

Projeto RevitaBibliotecasMT

Projeto RevitaBibliotecasMT
Único Projeto do Brasil contemplado pelo
7o Iberbibliotecas 2019!!

O projeto RevitaBibliotecasMT, do Sistema de Bibliotecas Públicas de Mato Grosso idealizado pela Bibliotecária, Conselheira do CRB-1 e Coordenadora do Sistema Estadual de Bibliotecas do Mato Grosso Waldinéia Almeida, foi o único projeto do Brasil a ser contemplado no 7o Programa Ibero-americano de Bibliotecas Públicas – IBERBIBLIOTECA, ficando assim entre os 14 melhores projetos da América Latina.

As bibliotecas contempladas em Mato Grosso receberão no total de R$ 127,9, mil reais. Foram selecionadas quatro Bibliotecas, sendo elas: Biblioteca Pública Estadual Estevão de Mendonça (Cuiabá), Biblioteca Pública Municipal Antídia Coutinho (Araguaiana), Biblioteca Pública Municipal Sebastiana Falone (Cocalinho) e Biblioteca Pública Municipal Aquarela (Salto do Céu).

O Projeto RevitaBibliotecasMT

O projeto surgiu após o diagnóstico realizado pela Bibliotecária, Conselheira e Coordenadora do Sistema Estadual de Bibliotecas Waldinéia Almeida ter visitado em loco 136 bibliotecas das 154 cadastradas ao Sistema Estadual de Bibliotecas Públicas de Mato Grosso, onde foi identificado que as maiores deficiência das bibliotecas eram estrutura do ambiente e inexistência do profissional.

Segundo Waldinéia, após o diagnóstico foi idealizado o projeto como um desafio de no máximo 3 dias para revitalização do ambiente físico e 3 meses para capacitação dos servidores. No projeto também foi orientado que o Município incluísse o profissional Bibliotecário no quadro de servidores pois ficou evidente a diferença na qualidade dos serviços quando um profissional habilitado está a frente desse equipamento cultural.

No projeto RevitaBibliotecaMT foram contempladas 17 Bibliotecas dessas 4 já estão com bibliotecários ou em processo de contratação o projeto inspirou outras bibliotecas no estado onde o próprio município estão revitalizando o espaços e realizando concursos para inclusão do profissional Bibliotecário.

O mais importante é que 80% dos gestores já compreendem o poder de transformação social das bibliotecas e a importância e necessidade do profissional atuando nesses equipamentos.

Através do projeto também foi instituído uma parceria com o CRB-1 para acompanhar com sensibilização orientações sobre as legislações que regem a profissão de bibliotecário , parceria que contribui muito na valorização das bibliotecas e também do bibliotecário.

A parceria foi da Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer de Mato Grosso/Secel através do Sistema Estadual de Bibliotecas Públicas de MT – SEBPMT e CRB-1.

Texto: CRB-1 e Waldinéia Almeida


Abrir bate-papo
Olá 👋
Podemos ajudá-lo?