Conselho Regional de Biblioteconomia da 1ª Região

ATENDIMENTO SECRETARIA

(61) 98450-4291

TRANSPARÊNCIA

TRANSPARÊNCIA

Os 3 Mosqueteiros: Bibliotecário, Museólogo e Arquivista

Os 3 Mosqueteiros: Bibliotecário, Museólogo e Arquivistaimages

Sexta-feira, sua linda vou lhe usar. Enquanto isso continua a procura de um livro para mais tarde, olha o que achei Os Três Mosqueteiros, o que acham ? Uma boa pedida? Gente pode ser loucura da mente fértil, mas os três bonitões de um reino tão tão distante lembram o nosso trio informacional: Bibliotecário, Museólogo eArquivista (Aramis; Athos e Porthos), ou seja, de uma vez por todas somos profissionais da informação sim, mas com especificidades como podemos observar:
Bibliotecário (Aramis) é prestar serviço à sociedade, de comunicação e de contato direto e indireto com o seu público, sendo essa relação com produtores e consumidores de informação determinante para eficácia dos serviços que presta, haja vista que essas realidades subjetivas estão sujeitas a contingências que mudam constantemente e dependem das informações que são produzidas na sociedade.
Museóloimages-4go (Athos) O museólogo dedica-se à classificação, à conservação e à exposição de peças de valor histórico, artístico, cultural e científico. Sua missão é transmitir e divulgar conhecimento, desenvolvendo ações culturais sobre acervos. Ele planeja e executa tarefas de documentação, arquivamento e conservação de objetos e obras artísticas. Faz aquisições, administra coleções e promove intercâmbio de peças com outros museus ou empréstimos de colecionadores particulares. Atua no planejamento, na gestão, na execução e no acompanhamento de projetos e políticas públicas relativas ao patrimônio histórico e cultural. Envolve-se, ainda, na organização de mostras e exposições, analisando a melhor forma de dispor e apresentar as peças, conforme as características do público e do local de instalação. Atua também em universidades, centros comunitários, galerias de arte, centros culturais e sítios arqueológicos.

download

Arquivista (Porthos) O bacharel formado em Arquivologia, também chamado arquivista, é responsável pela gestão, preservação e restauração de documentos, fotos, filmes, textos históricos ou outros registros, como cadernos comerciais, microfilmes, mídias digitais ou mesmo bancos de dados online. Em empresas, públicas ou privadas, organiza documentos e torna acessíveis as informações úteis para funcionários, colaboradores e clientes. Pode também trabalhar em órgãos do governo, escolas, associações, grupos artísticos, instituições de saúde e ONGs, gerenciando ou tocando departamentos e projetos de preservação da memória.
Então vimos que os Três Mosqueteiros Informacionais podem e devem viver em harmonia para que sempre a informação seja ela qual for e independente do seu suporte tem que estar aonde é solicitada, biblioteca, arquivo ou museu. E na modernidade informacional nada se estranha, tudo se Shipa, que sensacional ter Biblioarquivo ou Arquivomuseo, e Bibliomuseo e por aí vai, quem Shipa essa ideia ??
See you ♥♥

Bibliotecária e Cronista Ana Karina Fraga – CRB1 1887


Abrir bate-papo
Olá 👋
Podemos ajudá-lo?