Conselho Regional de Biblioteconomia da 1ª Região

ATENDIMENTO SECRETARIA

(61) 98450-4291

TRANSPARÊNCIA

TRANSPARÊNCIA

Arte, informação, Pinacoteca

Arte, informação, Pinacoteca

Onde está Mona Lisa? Como assim? Mona Lisa, uma nova classificação depois da Doris? Calma não fechem suas CDU’S e muito menos as CDD’S. Estou falando da obra de arte de Leonardo da Vinci, agora a resposta ficou mais fácil.

Monalisa de Leonardo da Vinci
Tal pintura está no Museu do Louvre.
Quando falamos de arte brasileira, os painéis Guerra e Paz (1953-1956), de Cândido Portinári, estão na sede da ONU. Tanto Mona Lisa como outras obras de arte de inúmeros artistas / pintores espalhados pelo mundo poderiam estar numa única Pinacoteca, concordam?
A pesquisa marota como uma bela obra de arte a ser contemplada explica: é uma galeria ou um museu de pintura. O termo deriva do vocábulo latino pinacothēca, mas com origem etimológica mais remota na língua grega. A pinacoteca, por conseguinte, é um espaço destinado à exposição de obras artísticas de carácter pictórico. Também pode incluir outro tipo de obras, como esculturas, embora a maior parte da coleção deva corresponder às pinturas.
Com isso um museu pode ter sua própria pinacoteca apesar de não se especializar (obras renascentistas, por exemplo). O Museu do Prado, em Espanha, tem uma das maiores pinacotecas do mundo. O seu acervo dispõe de cerca de 8.000 pinturas, com obras de El Greco, Goya, Velázquez, Rubens, entre outros. Além de poder visitar Pinacotecas pelo mundo a fora, que tal uma ponte área ali em São Paulo? Ou mesmo passear virtualmente no site: http://pinacoteca.org.br/
A tecnologia mais uma vez aproxima a informação (no caso arte) de quem busca, temos o novo conceito: pinacoteca virtual. Trata-se de um espaço, disponível através da Internet, que apresenta digitalizações de pinturas. Deste modo, é possível visitar virtualmente coleções pictóricas, visualizando as obras com grande detalhe. Então arte e informação a um click.
Pinacoteca São Paulo
See you ♥♥
Abrir bate-papo
Olá 👋
Podemos ajudá-lo?