Conselho Regional de Biblioteconomia da 1ª Região

ATENDIMENTO SECRETARIA

(61) 98450-4291

TRANSPARÊNCIA

TRANSPARÊNCIA

I Curso de Capacitação em Processamento Técnico e Preservação de Documentos e Arquivos

Estão abertas as inscrições para o I Curso de Capacitação em Processamento Técnico e Preservação de Documentos e Arquivos, no âmbito do Sistema de Gestão de Documentos de Arquivo do Poder Executivo Federal (Siga).

As inscrições ficarão abertas entre os dias 25 de outubro e 4 de novembro de 2019. Poderão se inscrever servidores ou empregados públicos de qualquer órgão ou entidade da administração pública federal, que exerçam atividades típicas de serviços arquivísticos. São 20 vagas, exclusivamente para quem atua no âmbito do Siga. Inscreva-se aqui.

Nos órgãos e entidades do Poder Executivo Federal, o servidor designado para atuar nos serviços arquivísticos deve ter conhecimentos de procedimentos e práticas arquivísticas.

O Arquivo Nacional, como órgão central do Siga, tem por competência estimular e promover a capacitação, o aperfeiçoamento, o treinamento e a reciclagem desses servidores.

O treinamento será realizado de 12 a 14 de novembro de 2019, das 9h às 18h, na sede do Arquivo Nacional, na cidade do Rio de Janeiro (Praça da República, 173 – Centro).

Perfil ideal dos participantes:
– Ser servidor ou empregado público ligado ao Poder Executivo Federal
– Exercer, em seu órgão ou entidade, atividades tipicamente relacionadas aos serviços de arquivo e suas rotinas.
– Não possuir formação acadêmica em Arquivologia.
– Não exercer cargo de chefia, coordenação ou direção.
– Estar lotado em órgão ou entidade localizada na Região Metropolitana do Rio de Janeiro.

Qualquer servidor ou empregado público federal poderá se inscrever, mas os critérios listados acima serão utilizados para selecionar os participantes que serão aceitos, caso o número de inscrições exceda o de vagas ofertadas. O primeiro critério será o de ordem de inscrição.
A lista contendo os nomes dos candidatos selecionados será divulgada nos canais oficiais de comunicação do Arquivo Nacional.

Ementa resumida:
Conceitos básicos. Documentos escritos e audiovisuais. Uso e aplicação das normas arquivísticas. Processamento técnico. Indexação. Vocabulário controlado. Sistemas de recuperação da informação. Noções básicas de Atom e Archivematica. Conservação preventiva. Análise e Gerenciamento de Riscos. Digitalização de documentos sonoros e escritos.

Conteúdo programático:
Dia 12/11: PROCESSAMENTO TÉCNICO, INDEXAÇÃO E VOCABULÁRIO CONTROLADO
Dia 13/11: CONSERVAÇÃO PREVENTIVA EM ARQUIVOS
Dia 14/11: DIGITALIZAÇÃO DE DOCUMENTOS CARTOGRÁFICOS, ICONOGRÁFICOS, SONOROS E TEXTUAIS; E FERRAMENTAS DE ACESSO E PRESERVAÇÃO DIGITAL


Abrir bate-papo
Olá 👋
Podemos ajudá-lo?