Conselho Regional de Biblioteconomia da 1ª Região

ATENDIMENTO SECRETARIA

(61) 98450-4291

ATENDIMENTO SECRETARIA

(61) 98450-4291

Língua Portuguesa ao seu dispor!!!!

Língua Portuguesa ao seu dispor!!!!

O que seria de nós se não fosse o fato de podermos nos comunicar além de gestos e falas como também pela escrita? Como seria a nossa sobrevivência? Ficaríamos somente com a linguagem gestual, corporal? E como poderíamos nos informar? Disseminar informação, não é mesmo? Seria impossível. Fico a imaginar a inexistência de bibliotecas, arquivos, museus, escolas (alfabetizar nem pensar! um leve pânico).

Museu da Língua Portuguesa

Então surge a linguagem: é a capacidade que possuímos de expressar nossos pensamentos, ideias, opiniões e sentimentos. Então vos apresento a melhor amiga da linguagem, a escrita: representa um estágio posterior de uma língua. A língua escrita não é apenas a representação da língua falada, mas sim um sistema mais disciplinado e rígido, uma vez que não conta com o jogo fisionômico, as mímicas e o tom de voz do falante.

Como a Língua Portuguesa chegou a nossa terrinha? Veio nas malas, ou melhor, na comunicação dos portugueses. Com o domínio dos portugueses, o idioma tornou-se a língua oficial e nacional do Brasil, carregando um vasto vocabulário herdado das línguas indígenas faladas no país. A história da língua portuguesa no Brasil apresenta a complexa interação entre a língua do colonizador, as línguas indígenas brasileiras, as diversas línguas africanas e as línguas dos imigrantes europeus. Nossa língua é mix cultural, ela foi se ajustando as necessidades que apareciamSe hoje conseguimos informar e disseminar é graças à Língua Portuguesa. Vimos então à porta para leitura que nos lembrar de quem? Do livro não é mesmo?

Que inclusive a nossa língua tem o seu dia: 5 de novembro. Atualmente, a língua portuguesa é o 5º (quinto) idioma mais falado do planeta.

No Brasil, o Dia Nacional da Língua Portuguesa foi criado a partir do decreto de lei nº 11.310, de 12 de junho de 2006, estipulando a celebração para o dia 5 de novembro. A escolha desta data é uma homenagem ao escritor e político brasileiro Ruy Barbosa, que nasceu em 5 de novembro de 1849, e é considerado um grande estudioso da língua portuguesa.

Ou seja, sem a nossa língua nenhum avanço tecnológico ou simples fato de informar o resultado de uma pesquisa seria impossível e já pensaram o quão estranho seria não ter um livro (que comemora o seu dia em: 29 de outubro) a sua disposição ou mesmo na cabeceira da cama?

Então parabéns para o aniversariante da semana!!!! Usem corretamente sem moderação a Língua Portuguesa!!!

 
See You ♥♥

Bibliotecária e Cronista – Ana Karina Fraga CRB-1/1887

 


(Imaginem se não existisse a Língua Portuguesa, como eu faria as minhas pesquisas marotas ????
https://www.calendarr.com/brasil/dia-nacional-da-lingua-portuguesa/eio
https://www.calendarr.com/brasil/dia-nacional-da-lingua-portuguesa/
https://www.soportugues.com.br/secoes/seman/seman1.php )

Abrir bate-papo
Olá 👋
Podemos ajudá-lo?