Conselho Regional de Biblioteconomia da 1ª Região

ATENDIMENTO SECRETARIA

(61) 98450-4291

ATENDIMENTO SECRETARIA

(61) 98450-4291

Educação do DF celebra 50 anos de Criatividade

Projeto inovador de Educação do DF celebra 50 anos de Criatividade, Incentivo à Leitura e Criação Literária na capital

A Escolinha de Criatividade, projeto inovador e premiado da rede de ensino público do Distrito Federal celebra, em 2019, seu cinquentenário.  O encontro de alunos, ex-alunos, professores e frequentadores do espaço acontece na sexta-feira, 08 de novembro, a partir de 19h, no auditório Lindberg Cury da Câmara Legislativa do DF. Será uma noite de lançamento de livros, encontro com autores, atrações musicais e encontros de ex-alunos.

Sua presença é muito bem-vinda!

Para saber mais, leia as informações abaixo.

A Escola de Criatividade funciona na Biblioteca Infantil 104/304 sul e, em meio século de existência, já formou artistas, escritores, ilustradores premiados dentro e fora do Brasil, além de incentivar a leitura e a criação com crianças de 6 a 14 anos.  O acervo, aberto a toda a comunidade do DF, é composto de cerca de 10 mil títulos com a curadoria de professores especializados da rede pública de educação.

Atualmente cerca de 200 crianças frequentam a escola, onde meninos e meninas leem, escrevem e ilustram livros, em uma abordagem multidisciplinar que inclui brincadeiras, artes plásticas, leitura e elaboração de projetos. As aulas acontecem duas vezes por semana, em dias alternados e somente na sexta-feira para os adolescentes.

História – A Biblioteca Infantil da 104/304 Sul é um patrimônio do DF. Dedicado à leitura, e ao ensino de artes, esse espaço de educação integra o projeto urbano de Lúcio Costa para as superquadras e foi inaugurado em 1969. Oscar Niemeyer projetou uma biblioteca onde as crianças alcançam as prateleiras e escolhem o que vão ler. Anísio Teixeira e Darcy Ribeiro incrementaram o conceito. O jardim mora dentro do prédio e os livros são o ponto de partida para a imaginação, a criatividade e o conhecimento do mundo dos pequenos leitores.

O projeto atualmente é mantido pela Secretaria de Educação, em parceria com a comunidade. O Grupo de Pais e Amigos da Biblioteca abraça a escola, suas atividades e financia parte do material utilizado nas aulas de artes.

Homenageados – Quando inaugurada, a Escolinha recebeu embaixadores, ministros, governadores. Toda a história é contada na mostra fotográfica do cinquentenário. Nessa escola, já estudaram figuras importantes da literatura da cidade como a escritora Alessandra Roscoe e  Roger Mello, cujo trabalho é reconhecido dentro e fora do país, em lugares como a China e a Coreia. O autor e ilustrador já recebeu o prêmio Hans Christian Andersen, considerado o Nobel da Literatura Infanto Juvenil. Neste ano,  esteve entre os finalistas do Prêmio Jabuti com duas de suas obras.

Funcionamento ameaçado – Nos últimos anos, a Escolinha de Criatividade vem buscando formas de se manter. Em 2018, uma portaria da Secretaria de Educação do GDF colocou em risco as atividades que acontecem no edifício tombado pelo Patrimônio do DF. Em uma tentativa de normatizar as bibliotecas públicas e escolares, a Secretaria de Educação determinou um número máximo de professores e indicou que professores readaptados, ou seja, afastados das salas de aula, cuidassem das bibliotecas. A elaboração da portaria não levou em conta uma necessidade exclusiva da Biblioteca Infantil, onde as crianças efetivamente assistem aulas e necessitam de professores regentes. Desde o ano passado, um grupo de pais e amigos da biblioteca (GPABI) se esforça, com contribuições voluntárias e mobilização, para manter as atividades, juntamente com a direção da Escolinha. A situação ainda não se resolveu completamente, pois não houve definições da Secretaria de Educação quanto ao seu destino. Em 2020, as atividades correm o risco de serem paralisadas.

 
SERVIÇO:
50 anos da Biblioteca Infantil – Escolinha de Criatividade
Sexta-feira, 08/11/2019, às 19h
Haverá apresentação musical, noite de autógrafos com os autores-mirins, conversa com o autor Roger Mello e exposição com a história da escola, que fica na Câmara Legislativa durante duas semanas.
Entrada gratuita
 
Para mais informações:
@bibliotecainfantilsul
Jacqueline Galvão
Biblioteca Infantil 104/304 sul – Escolinha da Criatividade
(61) 3226-1151 / (61) 9 8404-7564
 
Flávia Ribas
Mãe e membro do Grupo de Pais e Amigos da Biblioteca Infantil (GPABI)
(61) 981513831


 

Abrir bate-papo
Olá 👋
Podemos ajudá-lo?