Conselho Regional de Biblioteconomia da 1ª Região

ATENDIMENTO SECRETARIA

(61) 98450-4291

TRANSPARÊNCIA

TRANSPARÊNCIA

NOTA DO CRB-1 SOBRE AS EXONERAÇÕES NA SECRETARIA DE ESTADO DE CULTURA E ECONOMIA CRIATIVA DO DISTRITO FEDERAL

NOTA DO CRB-1 SOBRE AS EXONERAÇÕES NA SECRETARIA DE ESTADO DE CULTURA E ECONOMIA CRIATIVA DO DISTRITO FEDERAL

O Conselho Regional de Biblioteconomia da 1ª Região – CRB-1, Autarquia Federal fiscalizadora do exercício profissional, criada pela Lei nº. 4.084/62, regulamentada pelo Decreto nº 56.725/65 e Lei nº 9.674/98, vem a público se manifestar contrário às exonerações publicadas no Diário Oficial do Distrito Federal do dia 8 de novembro de 2019, no âmbito da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa do Distrito Federal, do Subsecretário do Patrimônio Cultural, o Bibliotecário Cristian Jose Oliveira Santos Brayner – CRB-1/1812, e da Diretora da Biblioteca Nacional de Brasília, a Bibliotecária Marmenha Maria Ribeiro do Rosário – CRB1/1871.

Os referidos bibliotecários desempenhavam suas atribuições com excelência, contribuindo para o desenvolvimento da profissão e da difusão da cultura no Distrito Federal.

O Secretário de Estado de Cultura e Economia Criativa do Distrito Federal vem desenvolvendo um estilo de tomada de decisões que não favorecem os projetos e equipamentos culturais da cidade. Reiterados equívocos, como o corte de recursos para o Fundo de Amparo à Cultura (FAC), a interminável reforma de recuperação do Teatro Nacional, a ocupação Administrativa e consequente desvirtuamento do prédio da Biblioteca Nacional, são exemplos da política desastrosa implementada em desfavor da cultura do Distrito Federal.

A recente gestão da Biblioteca Nacional de Brasília por uma bibliotecária é prova de que quando a gestão da biblioteca é exercida por profissional habilitado o resultado do serviço prestado à sociedade é infinitamente superior e que o ambiente de biblioteca maximiza sua contribuição à cultura local. Em meio a tantos percalços, a Biblioteca Nacional construiu uma pauta extremamente positiva na agenda cultural do Distrito Federal que trouxe diversos resultados positivos para o Governo.

É com profundo lamento que o Conselho Regional de Biblioteconomia e os Bibliotecários do Distrito Federal assistem à tentativa de enfraquecimento do ponto de desenvolvimento cultural mais atuante no âmbito da Secretaria de Cultura, a Biblioteca Nacional de Brasília.

Diretoria da 18ª Gestão, Triênio 2018/2020
Conselho Regional de Biblioteconomia da 1ª Região
(Distrito Federal, Goiás, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul)

Abrir bate-papo
Olá 👋
Podemos ajudá-lo?