Conselho Regional de Biblioteconomia da 1ª Região

ATENDIMENTO SECRETARIA

(61) 98450-4291

ATENDIMENTO SECRETARIA

(61) 98450-4291

Uma cinquentona de respeito: Internet

Uma cinquentona de respeito: Internet

Hoje em dia não se vive mais sem um like aqui, uma curtida aculá, compartilha no grupo de conversa online. Ah esse tal de online já rendeu muito pano pra manga não é mesmo? E as pesquisas científicas, cada vez mais eficazes têm ajuda dessa cinquentona.

E no melhor estilo 5.0, a internet completa 50 anos no ano de 2019, e quanta coisa mudou não é mesmo? As bibliotecas se informatizaram com isso a informação não tem mais barreira, algo, aliás, que para o mundo virtual nunca existiu.

O alcance informacional com a internet é de uma amplitude gigantesca e então nada mais justo do que comemorar este aniversário tão importante. Nossa aniversariante nasceu em 1969, com a web 1.0, as pessoas começaram a compreender a realidade de outra forma, pois havia chegado uma nova forma de acesso às informações.

 Já passou na sua mente o acervo de uma biblioteca ou de um centro de documentação sem estar na rede? A disposição de quem precisar independente de onde estiver. Pode parecer estranho mais lá trás já foi assim, o acesso era in loco.

E a evolução foi e é gradual: A verdadeira revolução foi percebida com a chegada da web 2.0, quando os usuários passaram a não mais apenas consumir, mas a gerar conteúdo. Os sistemas ficaram mais inteligentes, com mais interação, layouts limpos, e finalmente os sites não ficam mais fora do ar quando precisam de atualização, com aquela mensagem de “site em construção”.

Sim tudo agora você encontra no site: da biblioteca, do museu, do arquivo, bem aí a dois cliques. Se eu posso fazer uma pesquisa lá na Biblioteca Nacional do Rio de Janeiro sem sair de casa imagina o que a Web 3.0 pode fazer. Só um exemplo: da Internet das Coisas, ou IoT (Internet of Things), como preferir. A Internet das Coisas é a conexão de objetos cotidianos com a internet: geladeiras conectadas, TVs, cortinas que se abrem com um comando, veículos inteligentes, lâmpadas e muitas outras “coisas” conectadas à internet.

Ou seja, tudo numa questão de clicar e acessar, ações verbais do nosso cotidiano, a internet nos proporcionou isso. Que venham muitos e muitos mais avanços tecnológicos a favor da área de informar que disseminar conteúdo não seja uma falácia e sim uma realidade libertadora cada vez mais.“Parabéns minha cinquentona, #internet#50anos#tecnologia”. Vejo-te no futuro logo ali.

See you ♥♥

Bibliotecária e Cronista – Ana Karina Fraga CRB-1/1887


(#pesquisa marota: https://canaltech.com.br/internet/50-anos-da-internet-mudanca-radical-na-sociedade-133481)

Abrir bate-papo
Olá 👋
Podemos ajudá-lo?