Conselho Regional de Biblioteconomia da 1ª Região

ATENDIMENTO SECRETARIA

(61) 98450-4291

TRANSPARÊNCIA

TRANSPARÊNCIA

Mônica ou Menino Maluquinho, é História em Quadrinhos

Menina deixa de ser esganada como a Magali ou meu filho já te falei tanto vai tomar banho se não vai parecer com o Cascão, quem nunca ouviu isso quando criança? Ou simplesmente se perdia entre as prateleiras da banca de revista atrás do último exemplar da história em quadrinhos predileta?

Hoje todos com uma roupagem mais moderna do século XXI, são chamados de simplesmente de HQ.

Meninos e meninas ficam encantados com o mundo que é apresentado a eles, por meio das histórias em quadrinho, mais um gênero literário que tem como missão incentivar a leitura, um hábito que garante que a criança de hoje se torne um voraz adulto leitor.

Mas como se chegou a data de 30 de janeiro como o Dia Nacional da História em Quadrinhos? A escolha desta data se dá porque neste dia em 1869 foi publicada a primeira história em quadrinhos brasileira, “As Aventuras de Nhô-Quim ou Impressões de uma Viagem à Corte”, do cartunista Angelo Agostini. Assim, através da Associação dos Quadrinhistas e Cartunistas do Estado de São Paulo, em 1984 ficou instituída a data comemorativa dedicada aos quadrinhos e em homenagem ao trabalho de Agostini.

Sendo que a turma mais conhecida no mundo dos gibis tem como personagens Mônica; Cebolinha; Cascão, Chico Bento, estamos falando da Turma da Mônica, que tem como seu criador Maurício de Sousa. E quem nunca viu irmão, filho com uma panela na cabeça e logo falou: deixa de ser maluquinho é porque nunca deu boas gargalhadas com as reinações do Menino Maluquinho de Ziraldo.

Os super-heróis também tem sua representatividade nesse mundo mágico, engana-se quem pensa que só os pequenos curtem histórias com muita ação e super-poderes então não perca mais tempo e comece com a Liga da Justiça e dê uma passadinha na Escola do Professor Xavier, os X-Men e se precisar de um reforço é só chamar Mandrake ou Lanterna Verde, a diversão estará garantida e a leitura também.

Ororo Munroe (Tempestade – X-MEN) se despede ou seria a Bibliotecária

See You ♥♥

Bibliotecária e Cronista – Ana Karina Fraga CRB-1/1887


Diretamente da Turma da Mônica a pesquisa marota manda lembranças (http://www.oieduca.com.br/biblioteca/que-dia-e-hoje/dia-nacional-das-historias-em-quadrinhos.html?sniveleduca=efaf)

Abrir bate-papo
Olá 👋
Podemos ajudá-lo?