Conselho Regional de Biblioteconomia da 1ª Região

ATENDIMENTO SECRETARIA

(61) 98450-4291

TRANSPARÊNCIA

TRANSPARÊNCIA

Dia Nacional das Histórias em Quadrinhos

Dia 30 de Janeiro é comemorado nacionalmente o Dia das Histórias em Quadrinhos. Também conhecidas como HQ’s, as histórias em quadrinhos são um modelo de leitura que mistura elementos textuais e visuais, criando a sensação de sequenciamento das cenas. Esta data visa homenagear este gênero literário, um grande responsável por apresentar e incentivar as crianças ao mundo da literatura (CALENDARR, 2020).

No Brasil, as histórias em quadrinhos surgiram em meados do século XIX, mas apenas se popularizou com o lançamento de clássicos como “A Turma da Mônica”, “O Menino Maluquinho”, “A Turma do Pererê” e o “Tico-Tico”, que é considerada a primeira revista em quadrinhos lançada no Brasil, em 11 de outubro de 1905 (CALENDARR, 2020).

A explicação para a escolha desta data está no fato de ter sido em 30 de janeiro de 1869 que foi publicada a primeira história de quadrinho brasileira: “As Aventuras de Nhô-Quim ou Impressões de uma Viagem à Corte”, autoria do cartunista Angelo Agostini (CALENDARR, 2020).

Veja em quais bibliotecas e espaços da nossa jurisdição ter acesso a coleções dedicadas a este ramo da cultura pop.

Distrito Federal
BNB Geek

Espaço interativo com acervo composto de histórias em quadrinhos, mangás, jogos eletrônicos e de tabuleiro. O espaço possibilitar a convivência dos praticantes e funciona como uma referência na capital para quem curte ou quer saber mais sobre o assunto.

Endereço: 2º Andar da Biblioteca Nacional de Brasília, Setor Cultural Sul, lote 2 – Complexo Cultural da República – Brasília, DF
Telefone: (61) 3325-6257
Horário de Funcionamento: Segunda a sexta, das 8h às 20h, e Sábado e Domingo, das 8h às 14h
Informações: http://www.cultura.df.gov.br/biblioteca-nacional-abre-espaco-dedicado-a-cultura-geek/
 
 
Gibiteca da Biblioteca do SESC Estação 504 sul

O espaço  recebe crianças, jovens e adultos para lerem HQ’s variados, que vão desde A Turma da Mônica até os super-heróis da Marvel ou, até mesmo, clássicos como TEX. O acervo possui cerca de 3 mil revistas para leitura no local e a biblioteca ainda dispõe de graphic novels para empréstimo domiciliar. Para os amantes do mundo Geek, acontecem, bimestralmente, encontros de RPG na biblioteca e gibiteca, além da Feira Geek com programação nerd e participação de lojistas do ramo.

Endereço: W3 Sul, Quadra 504/505, Bloco “A” – Asa Sul – Brasília, DF
Telefone: (61) 3217-9124 / 3217-9105
Horário de Funcionamento: Segunda a Sexta, das 8h às 18h
Informações: https://sescdf.com.br/sesc-504-sul/
 
Espaço de Pesquisa e Oficina Pagu, Espaço POP UnB

O Espaço POP foi criado com o intuito de proporcionar oficinas e debates; incentivar e apoiar estudos acadêmicos relacionados à cultura pop e de literatura em quadrinhos; estimular o uso de jogos de tabuleiro; proporcionar encontros de compartilhamento e mediação de leitura; disponibilizar um local lúdico para leitura, entretenimento e socialização entre seus usuários e usuárias.

Endereço: Sala 215, AT 09/54, Térreo da Biblioteca Central da Universidade de Brasília, Campus Universitário Darcy Ribeiro – Asa Norte – Brasília, DF
Telefone: (61) 3107-2707
Horário de Funcionamento: Segunda a Sexta, das 8h às 11h e das 13h30 às 17h
Informações: https://bce.unb.br/espacopop/sobre-o-espaco-pop/
Gibiteca 508 sul

Biblioteca de Artes Ethel Dornas no Espaço Cultural Renato Russo – 508 Sul informa que a inauguração da Gibiteca deverá ocorrer no mês abril, em comemoração ao Aniversário de 60 anos de Brasília. Como homenagem, a biblioteca de gibis passará a se chamar Gibiteca-TT Catalão — uma das iniciativas do poeta quando o Espaço Cultural Renato Russo foi criado e gerido por Catalão, em 1993, quando trabalhou na Secretaria de Cultura (CORREIO BRAZILIENSE, 2020).

Endereço: W3 Sul, Quadra 508 – Asa Sul – Brasília, DF
Telefone: (61) 3244-0411
Horário de Funcionamento: Terça a Sábado, das 10h às 20h, e Domingo, das 10h às 19h
Informações: http://www.cultura.df.gov.br/508sul/
 
Goiás
Gibiteca Jorge Braga

A Gibiteca Jorge Braga atende crianças de escolas da periferia da cidade, propõe com isto, resgatar o hábito de leitura de histórias em quadrinhos, estimulando tanto para crianças como para adultos. O sistema de troca de gibis da gibiteca tem como principal alvo a população que não tem acesso às bancas para compras de gibis. O usuário leva um gibi em ótimo estado de conservação e troca por qualquer outro da gibiteca, fazendo com isto, uma interação com a unidade.

Endereço: Centro Cultural Marietta Telles, Praça Cívica, nº 2 – Centro – Goiânia, GO
Fone: (62) 3201-4640
Funcionamento: Segunda a Sexta, das 8 às 18 horas
Informações: https://site.educacao.go.gov.br/gibiteca-jorge-braga/
 
Mato Grosso
Gibiteca do Campus São Vicente, IFMT

Projeto de extensão, denominado Gibiteca, foi implementado no IFMT São Vicente Centro de Referência de Jaciara (CRJac) e já está aberto a visitação pelo público interno e externo, desde o dia 18 de abril. Idealizado pelo bibliotecário Gilson Soares de Araújo, o objetivo principal se volta para o fomento da leitura, tanto da comunidade acadêmica, quanto da comunidade externa do Vale do São Lourenço.

Endereço: Rua Jurucê, 1241 – Centro – Jaciara, MT
Telefone: (65) 3341-2131/3419-2158
Horário de Funcionamento: Segunda a Sexta, das 8h às 22h
Informações: http://svc.ifmt.edu.br/conteudo/noticia/gibiteca-projeto-implantado-no-centro-de-referencia-de-jaciara-visa-fomentar-leitura-na-regiao/
 
Mato Grosso do Sul
Gibiteca + Cultura

A Gibiteca funciona como se fosse um “clubinho”, onde a criança faz sua inscrição e recebe uma “carteirinha”, nada pagando para frequentar a mesma. Além dos gibis, existe no espaço da Gibiteca uma sala de leitura, com aproximadamente dez mil livros (infantil, literatura, pesquisas, etc), onde as crianças e adolescentes fazem pesquisas, participam do reforço escolar e descobrem nos livros o prazer pela leitura.

Endereço: R. Francisco Barbato, 180 – Jardim Seminário – Campo Grande, MS
Telefone: (67) 3365-0405
Horário de Funcionamento: Segunda a Sexta, das 8h às 11h e das 13h30 às 17h
Informações:  https://gibiteca.org.br/


 

Abrir bate-papo
Olá 👋
Podemos ajudá-lo?