Conselho Regional de Biblioteconomia da 1ª Região

ATENDIMENTO SECRETARIA

(61) 98450-4291

TRANSPARÊNCIA

TRANSPARÊNCIA

Um prazer, Bibliosmia

Os leitores não só se encantam pelas palavras e enredos de uma boa história ou pesquisa, para alguns essa paixão vai além da simples leitura. Se procurarmos no vocabulário controlado a expressão “cafungador de livro” pode se surpreender com a descoberta.

A nossa amiga pesquisa marota nos explica:

Bibliosmia é a palavra que define ação de cheirar livros. Isso mesmo essa deliciosa mania de sentir o aroma / “cafungar” (sim livros têm aroma), ai de alguém que discorde desse hábito. Quem nunca se pegou entre as prateleiras de livrarias ou estantes de bibliotecas, passando páginas e se deleitando com o cheiro que envolve o leitor, não sabe o que está perdendo.

Não só os livros novos têm seu encanto, os mais raros também exercem fascínio e convidam para serem “cafungados”, que o Vocabulário Controlado não nos descubra, nem a nossa renite alérgica.

É amor à primeira Bibliosmia. Aproveitando o nosso verão vou pesquisar uma praia ou clube (bom lugar para ler um livro), colocar a minha leitura em dia e claro nada como uma boa cafungada no livro.

See You ♥♥
Bibliotecária e Cronista – Ana Karina Fraga CRB-1/1887


(Pesquisa marota: https://pipocanerd.com/livros/voce-ja-ouvir-palavra-bibliosmia/)

Abrir bate-papo
Olá 👋
Podemos ajudá-lo?