Conselho Regional de Biblioteconomia da 1ª Região

ATENDIMENTO SECRETARIA

(61) 98450-4291

ATENDIMENTO SECRETARIA

(61) 98450-4291

Entrevista com a bibliotecária Cibele Nogueira

“Vagner Silva e Cibele Nogueira são organizadores do Seminário da Biblioteca da UFGD””

CRB-1 entrevista a bibliotecária Cibele Nogueira, uma das organizadoras do I Seminário da Biblioteca da UFGD sobre Assédio, Racismo e Violência de Gênero

No último dia 8 de setembro, teve início o I Seminário da Biblioteca da UFGD sobre Assédio, Racismo e Violência de Gênero. O CRB-1 convidou a bibliotecária Cibele Nogueira, uma das organizadoras, para relatar a experiência. Confira!

1 – Cibele, como surgiu a ideia para o I Seminário da Biblioteca acerca dos temas abordados?

A ideia é do coordenador Vagner Santos, bibliotecário e meu colega de trabalho na Universidade Federal da Grande Dourados. Acreditamos que as temáticas abordadas merecem um destaque muito importante diante dos inúmeros ataques que a população em geral vem sofrendo em diversas áreas, inclusive no serviço público. É sempre um assunto delicado, sabemos que todas as pessoas estão sujeitas a serem vítimas de assédio, por exemplo, mas quando algum caso vem à tona costuma ser sempre abafado, para não prejudicar a imagem do assediador. Precisamos que esse cenário mude, que as vítimas sejam sempre acolhidas e não tenham medo de denunciar este tipo de situação. Também somos fãs de David Lankes* e do que ele diz quando a comunidade precisa sentir que a biblioteca pertence a ela, por isso este Seminário foi pensado e está sendo realizado pela Extensão Universitária da Universidade Federal da Grande Dourados.

2 – Como se deu a escolha dos temas e a curadoria dos participantes?

Os temas foram pensados baseados em assuntos que são muito importantes de serem discutidos, porque a sociedade precisa evoluir muito para que não seja mais preciso falar do óbvio. É triste não estarmos discutindo coisas mais à frente de nosso tempo, mas enquanto a violência de gênero e o racismo, principalmente, não acabarem, precisamos discutir, conscientizar as pessoas. Infelizmente vivemos tempos difíceis demais e acreditamos que as bibliotecas não podem ser neutras diante de tudo isso.

3 – A ideia é que o Seminário ocorra anualmente?

Nossa ideia é que tenha uma continuidade, sim. Ao final do evento, aplicaremos um questionário para termos um retorno dos participantes sobre como foi o evento, no geral, e as atividades específicas e sugestões para o próximo.

4 – Esta é uma ação da UFGD em direção à agenda 2030 da ONU? Existem outras ações em andamento ou programadas neste sentido?

É, sim, se enquadra na ODS 10 – Redução das desigualdades**. Acreditamos que a temática escolhida possa contribuir para a redução de desigualdades de grupos vulneráveis por meio de um maior conhecimento sobre como as opressões ocorrem e como combatê-las. Neste sentido, o “objetivo é promover encontros virtuais, debater e compartilhar conhecimentos e informações sobre assédio moral e sexual, racismo, violências de gênero, homofobia, discriminação contra pessoas indígenas e algumas interseccionalidades”.

5 – Como o Seminário foi recebido pela comunidade acadêmica?

Como recém começou, ainda não podemos ter uma visão geral, porém, após a primeira palestra, vimos que as pessoas elogiaram bastante o evento, que participaram bastante fazendo perguntas e concorrendo ao nosso quiz. Tivemos na primeira palestra (08/09) 112 participantes credenciados e na segunda (09/09), 92 participantes que realizaram seu credenciamento online. Até este dia 10/09/2021 já estamos como 403 inscritos totais no evento.

(*) – David Lankes é doutor em Information Transfer (Syracuse University) e diretor da School of Library and Information Science da University of South Carolina. Ele é propositor da chamada “Nova Biblioteconomia”.

(**) – A Agenda 2030 das Nações Unidas é um plano baseado em 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, os ODS.

Serviço

Evento Virtual: I Seminário da Biblioteca sobre Assédio, Racismo e Violência de Gênero.

Datas: 8, 9, 14, 15, 21 e 22 de setembro de 2021

Inscrições e programação: https://www.even3.com.br/ufgd21/

Abrir bate-papo
Olá 👋
Podemos ajudá-lo?