No último dia 5 de outubro, a Fundação Cultural Palmares divulgou nota relatando a contratação do bibliotecário Henrique Araújo para o seu quadro funcional. Como já relatado em manifestações anteriores, o CRB-1 já havia notificado a Fundação acerca da irregularidade da não existência de um profissional graduado em Biblioteconomia e registrado no Conselho, habilitado para gerenciar o acervo bibliográfico da instituição. A Fundação foi autuada, sendo que o trâmite processual derivado segue em curso.
O bibliotecário Henrique Araújo foi integrante da atual gestão do CRB-1, ocupando o cargo de Diretor Administrativo. Desde o mês de setembro de 2021, Henrique está desligado, a pedido, do Conselho. Ressalta-se que a contratação do profissional citado não foi fruto de influência deste CRB-1, cabendo a seleção à referida instituição. Esperamos e confiamos que o acervo bibliográfico da Fundação Cultural Palmares terá o tratamento devido, considerando as boas práticas da Biblioteconomia e o Código de Deontologia e Ética do Bibliotecário brasileiro.
O CRB-1 manter-se-á vigilante em relação ao exercício profissional bibliotecário na Fundação Cultural Palmares e nas demais instituições públicas e privadas do Centro-Oeste.
Raphael Cavalcante
Presidente do Conselho Federal de Biblioteconomia – 1 Região