Conselho Regional de Biblioteconomia da 1ª Região

ATENDIMENTO SECRETARIA

(61) 98450-4291

TRANSPARÊNCIA

TRANSPARÊNCIA

CRB-1 PROMOVE REUNIÃO SOBRE A DESTINAÇÃO DE OBRAS DUPLICATAS DA MEMÓRIA DA DITADURA

Em 19 de setembro, o Portal Metrópoles veiculou uma reportagem – assinada pelo jornalista Evandro Éboli – (página retirada do ar) abordando o desfazimento de mais de 17 mil obras do acervo da Memória da Ditadura Militar (1964-1985).

Ante o exposto, entendendo a importância do material, no dia 23 de setembro, os Bibliotecários Fiscais do Conselho Regional de Biblioteconomia da Primeira Região (CRB-1) realizaram uma visita ao Ministério para compreender o cenário posto na reportagem. Em conversa com a senhora Elaine Cristina Della Nina, Coordenadora-Geral da Comissão de Anistia, foi constatada uma outra realidade: as obras, na verdade são duplicatas de material bibliográfico e estavam destinados à doação, que já havia sido negociada com a Ordem dos Advogados do Brasil de São Paulo e de Brasília (OAB/SP e OAB/DF) e com a Universidade de Brasília (UnB). Além disso, as duplicatas foram distribuídas nas bibliotecas da Esplanada do Ministérios e estão disponíveis, na íntegra, em formato online, na página do Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos (Link: https://www.gov.br/mdh/pt-br/navegue-por-temas/comissao-de-anistia/anexos).

Diante este novo cenário, o CRB-1 passou a atuar na mediação da doação das obras duplicatas. Por isso, em reunião realizada no dia 03 de outubro, definiu-se que parte do material será destinado à Faculdade de Direito da UnB. A Biblioteca Central da UnB (BCE) e a Biblioteca da Câmara dos Deputados também se dispuseram a analisar e receberem parte das obras doadas e incorporar aos seus respectivos acervos. Por fim, também como resultado do encontro, várias sugestões de destinação das duplicatas foram dadas, ficando o CRB-1 comprometido a manter contato com outras instituições que possam receber o restante da doação.

O material é composto por: 500 exemplares, em CDs, do relatório final da Comissão Nacional da Verdade; 10 exemplares do livro “Paulo Freire, anistiado político brasileiro”; 40 exemplares da publicação “Os advogados contra a ditadura por questão de justiça” e, ainda, 288 fascículos da revista “Anistia Política e Justiça de Transição”; 63 DVDs e 270 publicações do projeto “Sala escura da tortura”.

Participaram da reunião:

• Sandro Lucio Dezan – Assessor Especial do Gabinete do Ministério da Mulher, Família e dos Direitos Humanos;
• Elaine Cristina Guedes Martins Della Nina – Coordenadora-Geral da Comissão de Anistia do Ministério da Mulher, Família e dos Direitos Humanos;
• Maria Clara Araújo – Assessora Jurídica do Conselho Federal de Biblioteconomia (CFB);
• Anderson Tavares – Conselheiro da Comissão de Fiscalização do CFB;
• Raphael da Silva Cavalcante – Presidente do Conselho Regional de Biblioteconomia 1ª Região (CRB-1);
• Johnathan Pereira Alves Diniz – Conselheiro da Comissão de Fiscalização do CRB-1;
• Fernando Leite – Diretor da Biblioteca Central da Universidade de Brasília (BCE/UnB);
• Enea de Stutz e Almeida – Representante da Faculdade de Direito (FD/UnB);
• Ana Flávia Lucas de Faria Kama – Bibliotecária da UnB;
• Janice Silveira – Coordenadora da Biblioteca da Câmara dos Deputados;
• Leonardo Rodrigues Carvalho – Bibliotecário Fiscal do CRB-1;
• Nádia Ferreira Montenegro Silva – Bibliotecária Fiscal do CRB-1.

Conselho Regional de Biblioteconomia da Primeira Região (CRB-1) / 19ª Gestão (2021/2023)

Abrir bate-papo
Olá 👋
Podemos ajudá-lo?