Conselho Regional de Biblioteconomia da 1ª Região

ATENDIMENTO SECRETARIA

(61) 98450-4291

TRANSPARÊNCIA

TRANSPARÊNCIA

CRB-1 PARTICIPA DE ATIVIDADES EM HOMENAGEM AOS 60 ANOS DA PROFISSÃO DE BIBLIOTECÁRIA E BIBLIOTECÁRIO NO BRASIL

O Conselho Regional de Biblioteconomia da Primeira Região (CRB-1) participou das comemorações em homenagem aos 60 anos da Profissão de Bibliotecária e Bibliotecário no Brasil. As atividades promovidas pelo Conselho Federal de Biblioteconomia (CFB) tiveram início no dia 28 de novembro, com a Audiência Pública em defesa à efetivação da Lei de Universalização das Bibliotecas Escolares (Lei nº 12.244/2010), na Comissão de Educação da Câmara dos Deputados em Brasília. A Audiência foi presidida pela Deputada Federal Fernanda Melchionna (PSOL/RS).
Ainda no mesmo dia, houve um evento para homenagear profissionais de destaque por suas atuações em prol à Biblioteconomia brasileira. Dentre as homenagens, destacamos a premiação da bibliotecária Waldineia Almeida, de Mato Grosso. A profissional foi reconhecida pelo seu papel e dedicação em prol das bibliotecas públicas. O evento ocorreu na sede da Biblioteca Nacional de Brasília (BNB) e promovida pelo CFB.
No dia 29 de novembro o CRB-1 prestigiou a Sessão Solene em homenagem aos 60 anos da Profissão de Bibliotecária e Bibliotecário no Brasil. A Sessão aconteceu no Plenário Ulisses Guimarães da Câmara dos Deputados e foi presidida pela Deputada Federal Fernanda Melchionna (PSOL/RS). Compuseram a mesa a Deputada Federal Erika Kokay (PT/DF), o Presidente do CFB Fábio Cordeiro, a Vice-presidente do CFB, Maria Isabel de Jesus Sousa, o Presidente da Federação Brasileira de Associações de Bibliotecários e Cientistas da Informação (FEBAB), Jorge Moisés Kroll do Prado e a Aldinar Martins Bottentuit, Conselheira da Comissão de Bibliotecas Escolares do CFB.
O CRB-1 parabeniza as bibliotecárias e bibliotecários por engrandecer a profissão, promovendo o acesso e democratização da informação e na luta pelo exercício pleno da cidadania para todas as pessoas. Sabemos que ainda se tem muito a conquistar, porém, uma classe fortalecida só se faz quando entendemos o nosso papel de agentes públicos, que permeiam as políticas sociais e educacionais do nosso País.

Assista a transmissão da Audiência Pública em defesa à efetivação da Lei de Universalização das Bibliotecas Escolares (Lei nº 12.244/2010) (clique aqui)

Assista a Sessão Solene em homenagem aos 60 anos da Profissão de Bibliotecária e Bibliotecário no Brasil (clique aqui)

Conselho Regional de Biblioteconomia da Primeira Região (CRB-1)/19ª Gestão (2021-2023)

Abrir bate-papo
Olá 👋
Podemos ajudá-lo?