Conselho Regional de Biblioteconomia da 1ª Região

ATENDIMENTO SECRETARIA

(61) 98450-4291

TRANSPARÊNCIA

TRANSPARÊNCIA

VOCÊ CONHECE A HISTÓRIA DO BIBLIOTECÁRIO RUBENS BORBA DE MORAES

RUBENS BORBA ALVES DE MORAES nasceu em Araraquara (SP), em 23 de janeiro de 1899. Ligou-se ao movimento modernista de São Paulo, tendo participado ativamente e· de forma notável da Semana de Arte Moderna de 1922, ao lado de Mário de Andrade, Osvaldo de Andrade, Paulo Prado e outros.

Estudou Biblioteconomia nos Estados Unidos e foi nesta especialidade que muito se distinguiu.

De 1936 a 1942 dirigiu a Divisão de Bibliotecas do Departamento Municipal de Cultura de São Paulo, tendo promovido a reforma da Biblioteca Municipal e a construção de um edifício adequado à guarda das coleções que tinham aumentado de forma extraordinária.

Em 1940, fundou o pioneiro Curso de Biblioteconomia da Escola de Sociologia e Política de São Paulo, que dirigiu durante muitos anos e dele foi professor. Foi um dos fundadores da Associação dos Geógrafos Brasileiros, da Associação Paulista de Bibliotecários e da Sociedade Paulista de História.

Transferiu-se em 1944 para o Rio de Janeiro, onde organizou a Biblioteca do Ministério do Trabalho. Dirigiu a Biblioteca Nacional nos anos de 1945 a 1947. Em 1948, participou nos EUA da I Reunião dos Bibliotecários da América, sendo eleito para a Comissão Permanente que então se criou.

Em 1954, voltou a Nova Iorque, onde exerceu o cargo de diretor da Biblioteca da ONU até 1959, ano em que se aposentou.

Dirigiu, também, a Biblioteca Histórica Brasileira, de que tomou a iniciativa e ficou constituída por 20 volumes. Foi professor titular e, depois, professor emérito da Universidade de Brasília.

Rubens Borba de Moraes faleceu em Bragança Paulista (SP) no ano de 1986. Desde 1987, o CRB-1, confere a Medalha Rubens Borba de Moraes a profissionais de destaque. O CRB-1 criou, em 2018, um site contando a história deste importante Bibliotecário que impulsionou a Biblioteconomia a nível nacional e internacional.

No ano de 2023 o CRB-1 agraciará com a Medalha Rubens Borba de Moraes – Honra ao Mérito do Bibliotecário, profissionais dos quatro (04) estados que compõem a nossa jurisdição.

Conheça o site da Medalha Rubens Borba de Moraes e sabia mais:

CRB-1/ 19° Gestão (2021-2023)

Abrir bate-papo
Olá 👋
Podemos ajudá-lo?