Conselho Regional de Biblioteconomia da 1ª Região

ATENDIMENTO SECRETARIA

(61) 98450-4291

TRANSPARÊNCIA

TRANSPARÊNCIA

TESAURO DA CÂMARA DOS DEPUTADOS É INCLUÍDO NO SERVIÇO DE DADOS ABERTOS

Desde o mês de janeiro, todo o conteúdo do Tesauro da Câmara dos Deputados (Tecad), coordenado pelo Centro de Documentação e Informação (Cedi), está disponível em dados abertos no Portal da Câmara. O trabalho foi feito em parceria com a Diretoria de Inovação e Tecnologia da Informação (Ditec).

O Tesauro é um instrumento utilizado para eliminar a ambiguidade das palavras no processo de indexação, facilitando e aprimorando a pesquisa, recuperação e uso dos documentos da Casa. Uma das vantagens é a capacidade de contextualizar palavras e explicar termos técnicos de maneira mais intuitiva, relacionando os assuntos de cada informação. Por sua vez, a disponibilização em dados abertos, além de permitir ao usuário realizar análise dos dados, facilita enormemente a outros parlamentos, instituições, pesquisadores e estudantes a utilização das informações.

Na Câmara, o Tecad é utilizado para indexação de documentos administrativos, discursos parlamentares, proposições legislativas e legislação federal e interna. Também é usado, ainda em fase inicial, para inserir marcações (“tags”) e indexar notícias jornalísticas, fotografias e conteúdos audiovisuais produzidos pelos veículos de imprensa da Diretoria Executiva de Comunicação e Mídias Digitais (Direx) e disponibilizados no Portal da Câmara dos Deputados.

Conheça o Tecad no link abaixo:

Com Informações do Centro de Documentação e Informação (Cedi) da Câmara dos Deputados

Abrir bate-papo
Olá 👋
Podemos ajudá-lo?