Conselho Regional de Biblioteconomia da 1ª Região

ATENDIMENTO SECRETARIA

(61) 98450-4291

TRANSPARÊNCIA

TRANSPARÊNCIA

FEBAB LANÇA A PLATAFORMA BIBLIOTECAS BRASILEIRAS

No Brasil, iniciativas de mapeamento das bibliotecas foram sendo descontinuadas ao longo do tempo e o país deixou de conhecer quem são, onde estão e como atuam as bibliotecas brasileiras junto aos diferentes segmentos sociais, educacionais, culturais e econômicos. A ausência de dados globais dificulta ações por parte dos governos e dos órgãos da sociedade civil, com missão de promover o desenvolvimento desses equipamentos culturais em benefício da sociedade.

A Plataforma Bibliotecas BR foi concebida pela Federação Brasileira de Associações de Bibliotecários, Cientistas de Informação e Instituições (FEBAB) para mapear todas bibliotecas brasileiras, nos seus diferentes tipos: comunitárias, escolares, especiais, especializadas, governamentais , públicas e universitárias. Por meio desta plataforma será possível ter um panorama geral das bibliotecas brasileiras e conhecer onde estão situadas, como são seus espaços, quais são os recursos e serviços oferecidos por elas.

Sobre a Plataforma

A plataforma Bibliotecas.Br foi concebida para mapear todas bibliotecas brasileiras, nos seus diferentes tipos: comunitárias, escolares, especiais, especializadas, governamentais , públicas e universitárias. Por meio desta plataforma será possível ter um panorama geral das bibliotecas brasileiras e conhecer onde estão situadas, como são seus espaços, quais são os recursos e serviços oferecidos por elas.

Inspirada no Mapa da IFLA, a plataforma Bibliotecas.Br disponibilizará dados que serão atualizados constantemente, permitindo análises e séries históricas que poderão estimular projetos, programas desenvolvidos pela FEBAB e outras instituições de ensino, pesquisa e extensão, governamentais e não governamentais. Também será um instrumento para subsidiar ações de advocacy desenvolvidas pela FEBAB e por suas Associações filiadas.

Anualmente os dados da plataforma Bibliotecas.BR servirão de base para alimentar o Mapa da IFLA.

A plataforma Bibliotecas.BR constitui-se em uma ferramenta valorosa com a qual todas as bibliotecas precisam se comprometer e colaborar, no sentido de manter sua atualização e integridade.

Acesse a Plataforma BibliotecasBR aqui: https://www.bibliotecas.org.br/

Conselho Regional de Biblioteconomia da 1ª Região, com informações da FEBAB

Abrir bate-papo
Olá 👋
Podemos ajudá-lo?