Evento homenageou servidores e gestores que atuam ou atuaram em prol do Sistema de Bibliotecas
Em comemoração aos 50 anos da Biblioteca Central, a Universidade Federal de Goiás realizou, no dia 24 de agosto de 2023, uma cerimônia de homenagem aos servidores da unidade ativos e também já aposentados. A solenidade começou com um café da manhã comemorativo e a apresentação artística de Jônathas Xavier Ferreira. Eliane Correa Guimarães Lopes também leu um texto em homenagem ao aniversário para homenagear os servidores que estiveram na biblioteca durante esses 50 anos.
A mesa diretiva teve a presença do vice-reitor da UFG, Jesiel Freitas Carvalho, o pró-reitor de Pós-Graduação, Felipe Terra, o vice-presidente do Conselho de Regional de Biblioteconomia da 1ª Região, Johnathan Pereira Alves Diniz, o diretor da Faculdade de Informação e Comunicação (FIC), Daniel Christino, e a diretora do Sistema de Bibliotecas da UFG (Sibi), Adriana Ribeiro.
Adriana Ribeiro ressaltou que não esperava que, ao iniciar o processo de organização das comemorações, teriam a repercussão que tiveram. Ela observou o desafio de levantar a história da biblioteca para as comemorações do cinquentenário: “Nós, bibliotecários, não catalogamos devidamente nosso trabalho e vamos melhorar isso para os próximos anos, para quando tivermos o centenário”. Mas ela ressalta que, ao contrário do que possa ser pensado com a revolução tecnológica: “a biblioteca continua mais necessária do que nunca.”
Em seu discurso ressaltou o papel de Marietta Telles Machado que dá nome à Biblioteca e como seu trabalho foi importante para a Biblioteconomia, fez um resumo dos principais momentos da biblioteca e seu crescimento, além dos tradicionais eventos realizados pela unidade. A diretora também destacou a necessidade de pensar na reestruturação da biblioteca continuamente: “Não é porque existem vias ilegais que devemos ensinar ou transferir a responsabilidade de conseguir os livros para os alunos. A biblioteca precisa de constante renovação de seu acervo, não só para cumprir exigências, mas para atender os estudantes”, afirmou. Ela lembra o importante papel dos servidores da biblioteca: “Fazemos o possível para tornar a biblioteca agradável” e finalizou desejando que o sistema de bibliotecas da UFG se torne na prática continuamente prioridade da universidade.
O Vice-Presidente do CRB-1, Johnathan Diniz, contou de sua trajetória junto à biblioteca da UFG desde sua graduação e parabenizou o Sibi e o resgaste da história da unidade, ressaltando as parcerias que o Sistema de Bibliotecas da UFG promoveu junto ao CRB-1 ao longo dos anos. Por fim, enfatizou o Sistema de Bibliotecas da UFG enquanto grande promotor da Biblioteconomonia goiana e brasileira e colocando o CRB-1 sempre à disposição da instituição.
Após as falas das autoridades foram entregues homenagens aos gestores da UFG, servidores atuais e servidores já aposentados como forma de reconhecimento pelo trabalho junto ao Sistema. O CRB-1 se orgulha por fazer parte desse momento histórico do Sistema de Bibliotecas da UFG.
Texto: Kharen Stecca
Fotos: Júlia Barros
Leia a íntegra da notícia aqui!
Conselho Regional de Biblioteconomia da 1ª Região, com Informações da Universidade Federal de Goiás