Conselho Regional de Biblioteconomia da 1ª Região

ATENDIMENTO SECRETARIA

(61) 98450-4291

TRANSPARÊNCIA

TRANSPARÊNCIA

CRB-1 prestigia lançamento do novo curso de Biblioteconomia a distância da UAB

Na tarde do dia 23 de março foi lançado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) o curso nacional de bacharelado em Biblioteconomia na modalidade a distância (BibEAD), no edifício-sede da CAPES, em Brasília. Na composição da mesa de abertura estavam o presidente substituto da CAPES, prof. Geraldo Nunes, o presidente do Conselho Federal de Biblioteconomia (CFB), Raimundo de Lima e o diretor de Programas e Cursos em Ensino a Distância da CAPES, Luiz Lira. O presidente e a Vice-Presidente do Conselho Regional de Biblioteconomia da Primeira Região (CRB-1) – Fábio Cordeiro e Ivana Ferreira, presidentes e representantes de outros CRBs e do Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (IBICT), a professora Ana Maria Ferreira de Carvalho, da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), além de profissionais da área e envolvidos com o projeto prestigiaram o lançamento.

evento-capes-biblioead1
Mesa de abertura com os senhores: Luiz Lira,  Geraldo Nunes e Raimundo de Lima. Foto – acervo online.

Oferecido por meio do sistema Universidade Aberta do Brasil (UAB), o curso é resultado de uma parceria entre a CAPES, o Sistema CFB/CRB e a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e tem por objetivo suprir a carência de bibliotecários, bem como a necessidade de atender a Lei nº 12.244, de 24 de maio de 2010, que dispõe sobre a universalização das bibliotecas nas instituições de ensino até 2020, com a presença e atuação do profissional bibliotecário em todas as bibliotecas instaladas no país.

O presidente do CFB em nome do Sistema CFB/CRB enfatizou o favorecimento da categoria com a inclusão do curso de Biblioteconomia na modalidade a distância no que concerne o crescimento do número de profissionais no Brasil, pela potencialidade que o projeto sugere. Reduzindo assim a defasagem nas unidades de informação brasileiras. “Só no plano de bibliotecas escolares temos uma necessidade perto de 180 mil profissionais”, lembrou Raimundo. No discurso mencionou sobre a importância da participação de profissionais das entidades profissionais e o quanto estas entidades estão engajadas no processo de qualificação dos profissionais e no desenvolvimento da Biblioteconomia do País.

O presidente substituto da CAPES entregou a homenagem póstuma (Foto: Haydée Vieira – CCS/CAPES)

A professora Mariza Russo, da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), falecida em 2017, foi homenageada no evento, pois integrou a equipe que elaborou o projeto do curso. A homenagem foi recebida pela professora Ana Maria Ferreira de Carvalho, da UFRJ. “Trabalhei com Mariza por sete anos. Ela era uma profissional combativa, uma docente muito querida pelos seus alunos. O exemplo dela fica para todos nós, para darmos continuidade a este trabalho”, pontuou Ana Maria.

A solenidade de lançamento foi transmitida ao vivo pela CAPES. Para rever a programação completa acesse a transmissão aqui.

UAB

Criada em 2005 pelo Ministério da Educação (MEC), a Universidade Aberta do Brasil é uma rede formada por instituições públicas que oferece cursos de nível superior por meio de educação a distância. A prioridade da UAB é ofertar formação para pessoal atuante na educação básica – professores, gestores e colaboradores, mas existem ofertas de formação para o público em geral. O Sistema UAB é coordenado pela Diretoria de Educação a Distância (DED) da CAPES.

Lyzy Rayla | Ascom CRB-1

Abrir bate-papo
Olá 👋
Podemos ajudá-lo?